2012-02-08



Risoleta C Pinto Pedro


A FÉ E AS FEZES

Falava-se de luz. Inevitável era não aflorar a sombra. A luz não existe sem ela. Por isso, alguém usou a palavra "porcaria". Lembrei-me então de, na minha infância, que teve raízes no Alentejo, se chamar às preocupações, "fezes": "dá-me tantas fezes, este rapaz!".

Depois, foi impossível não sentir esta relação singular/plural entre "fé" e "fezes". E pensei que tudo isto fazia muito sentido. Poderão alguns linguistas continuar a falar no carácter aleatório da linguagem, até posso admitir que tenham alguma razão, mas tenho cá uma fé que não a têm toda e não quero ter mais fezes a pensar sobre o assunto.

Apetece-me aqui, tal como os meus avós (tenho mais isso a agradecer-lhes), que me habituaram a ver na palavra apenas o que ela traduzia: aborrecimentos, preocupações, retirando-lhe toda a conotação de desprezo, reabilitar as fezes. As fezes, as tão ignoradas, esquecidas, escondidas como a nossa maior vergonha (quando apenas são luz que já não faz falta porque dela retirámos a parte que precisávamos) são, para uma medicina tradicional que já esteve a desaparecer, mas felizmente vai sendo reabilitada, um precioso instrumento de diagnóstico. Os pacientes são aconselhados a olhar as suas vezes, perceber a sua forma, consistência e cor, porque isso pode dar muita informação acerca do nosso estado interno. Como a nossa sombra sempre foi, e há-de continuar a ser, o mais importante barómetro para avaliarmos o estado da nossa luz.

Têm sido muito rejeitadas, as fezes e a sombra. Por isso andam por aí à solta, mais ou menos disfarçadas, no fundo bradando por reconhecimento. Quando isso acontecer, poderão voltar para o lugar que é seu e que não é o palco, mas também não pode ser a arca fechada a sete trancas. Quando apanharmos coragem para o fazer, será melhor para nós, para a humanidade, para o planeta.

E será pacífico.

Os próprios cientistas, os atuais físicos, afirmam que tudo o que existe é vibração. Assim, sendo a natureza de todas as coisas a luz, as fezes são apenas a fé com menos luz, isto é, um bocadinho de luz mais preocupação. A fé é luz pura sem a sombra da preocupação.

risoletacpintopedro@gmail.com

http://aluzdascasas.blogspot.com/
http://diz-mecomonasceste.blogspot.com/



Ver crónicas anteriores



LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS