TEXTO DE ANÁLISE AO LIVRO "AQUILINO NO FEMININO" (última edição Unicepe) ENVIADO AO AUTOR MANUEL DE LIMA BASTOS POR JOÃO LOFF BARRETO

Já li o seu livro. Gostei bastante, como aliás já esperava. Desde logo no aspecto formal, confirmando um grande domínio dos elementos estilísticos caros ao Aquilino.

No plano substantivo apreciei sobretudo o contraste sistemático que estabelece entre os elementos biográficos relatados pelo próprio Aquilino no seu livro de memórias, por um lado, e por outro os elementos “ficcionais” servidos pelo mestre ao longo da sua obra (em particular o jovem “Libório”).

Creio que as digressões cruzadas entre os dois planos – o ficcional e o confessional – vieram projectar uma luz nova, e a meu ver concludente, sobre certos aspectos da vida de Aquilino que de outra forma permaneceriam na sombra. Um dia destes direi algo mais sobre os elementos romanescos do seu livro, nomeadamente a célebre viagem de Braga para Romarigães.



Leia em "Quarta Crescente" UM FUTURO BRILHANTE um novo texto de Risoleta C Pinto Pedro


Leia em "Entre Livros" MEMÓRIA E CONVÉNIO um novo texto de Filomena Cabral


Próximas atividades:

2021-06-08, terça-feira, 18h15: Apresentação por Guilhermino Monteiro do livro “Uma Vontade de Música – As Cantigas do Zeca”, de Octávio Fonseca

https://youtu.be/4_K1khMCKR0
https://youtu.be/QDV2Xf_WSME
https://youtu.be/tTm0DxwMQgs
https://www.youtube.com/watch?v=ld4GKpHzCck





De 9 Setembro a 8 de Dezembro          Curso de introdução ao esperanto, 2021


Sob a orientação de:

Alexandra Paz: Nasceu no Porto em 1982, licenciada em história pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Começou a estudar Esperanto em 1999 através de recursos na internet. Membro da associação portuguesa de esperanto. Historiadora e técnica na empresa Barqueno.

Roger Prieto: Nasceu em Barcelona em 1981, licenciado em história pela Universitat Autònoma de Barcelona. Começou a estudar Esperanto em 1998 através de um curso da associação catalã de esperanto. Membro da associação portuguesa de esperanto. Arqueólogo na empresa Barqueno.

Horário semanal: Quinta-feira, 18:00-19:50

Para cobertura de algumas despesas e apoio à cooperativa, cobraremos pelo curso, no ato da inscrição, os donativos seguintes:
      a. Associado e acompanhante: 32,00 euros cada
      b. Não associado: 40,00 cada.
Com estas 11 sessões e algum estudo autónomo, ficar-se-á habilitado a participar, por exemplo, no convívio que irá ocorrer a 15 de dezembro de 2021, de forma a celebrar o nascimento do criador da língua ou no 94º Congresso da Sennacieca Asocio Tutmonda (associação mundial anacional). Será, para os participantes, a alegria de verificarem a simplicidade e clareza duma língua criada por Luís Lázaro Zamenhof há 134 anos para comunicarmos em pé de igualdade com todos os povos da Terra e assim, conhecendo-nos, construirmos a Paz que há tanto nos falta.

Se interessad(a)o, responda-nos para unicepe@net.novis.pt e transfira a importância adequada para o IBAN PT50 0010 0000 12484870001 06, ou faça-o diretamente na Unicepe.





Atividades em curso:

quinta-feira, 8 de abril

Inauguração da exposição de pintura “Noites Acesas”, de Artur do Vale Peixoto Baptista.

A inauguração será na com a presença do Autor entre as 17h00 e as 19h00.

Obrigatório o uso de máscara e aplicação de álcool-gel nas mãos à entrada na loja.
Os custos com as obras foram suportados pelo Autor.
Todo o produto da venda reverte para a UNICEPE.





Entre livros   

MEMÓRIA E CONVÉNIO


2021-05-29

por Filomena Cabral
Quarta Crescente

UM FUTURO BRILHANTE

9 de junhode 2021

Risoleta C Pinto Pedro
Espaço Associados

CASUARINA

por Miguel Boieiro
Edições Unicepe
Consulte aqui as novas edições
da Unicepe


Encontros de escritores portuenses 2013
Noites de Poesia e Música
Veja aqui imagens das sessões realizadas em 2009 e 2010


LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS