Risoleta C Pinto Pedro
Reflexões em torno do Paraíso IV
Helena vinha deslumbrada com a história que lhe tinham contado. E rematava:
- O que se aprende no reino animal!
- O que se aprende com a natureza…
rematei eu.
E ela contou:
- Era sobre umas manadas de cavalos selvagens, não sei onde. A observação mostrou que são sempre os machos que escolhem o destino para onde a manada se dirige, as fêmeas seguem a orientação dos machos.
- Até aí nada de novo nem muito entusiasmante, Helena.
- Pois, o melhor vem a seguir. São eles que decidem para onde vão, mas se por alguma razão elas se recusarem a ir, eles ficam paralisados e também não vão.
- Lembras-te do que falámos acerca do poder? O poder tem de ser sustentado pela beleza. Esses cavalos parecem-me bastante sábios, Helena…
- O que nem sempre se passa com os humanos.
- Se não tivéssemos a aprender com os animais o Noé não tinha tido tanto trabalho a construir uma arca daquela dimensão. A ele e ela bastar-lhes-ia um T0.
- Uma bela parábola sobre a ecologia, vero?
Helena, já se viu, acaba de regressar de Itália…
- A desvalorização e consequente destruição da fauna, da flora, do feminino, faz tudo parte do mesmo, e tem posto em risco a sobrevivência do planeta.
- E agora?
- Agora cabe-nos a nós, a única espécie consciente em via de extinção…
-… as mulheres?! Mas cada vez há mais!...
- Não vás por aí. Algumas mais se parecem com homens. Refiro-me ao feminino. As qualidades do feminino têm estado exclusivamente em nós, muitas vezes esquecidas, e o problema é esse. Temos de resgatar e depois restituir-nos a nós, aos homens e ao mundo todo o que, pela falta de valorização, de certo modo desbaratámos. É urgente devolver ao mundo os valores da terra, do mar e da lua que não nos são estranhos e elevá-los à dignidade do sol. Para que possamos todos sobreviver. Sustentando com cooperação e amor, a força.
- Mas isso não é uma utopia?
- Que é para ti a utopia, Helena?
- Na raiz, significa o “não lugar”…
- Pois então enquanto houver uma terra receptiva a este velho sonho da Natureza, não será utopia. Enquanto houver terra, Helena, haverá um lugar…
risoletacpintopedro@gmail.com
http://aluzdascasas.blogspot.com/
|