2019-02-13



Risoleta C Pinto Pedro


Viajar no tempo...



... numa cápsula de compota de pêssego. É assim mesmo. Foi hoje ao pequeno almoço que me apercebi do poder quântico que uma compota de pêssego pode conter. Gosto de pêssegos, mas não são o meu fruto de eleição, assim como a compota de pêssego não é a minha preferida. Tal como não tenho um entusiasmo especial por ficar em hotéis, mas quando fora de casa e da cidade onde vivo são o recurso possível, quando não há casa de familiares ou amigos. E apesar do sentimento de "quem me tira a minha casinha tira-me tudo", como bom caranguejo que sou, tenho excelentes memórias dos hotéis, por causa dos pequenos-almoços. São a minha refeição preferida e tomo-a como uma espécie de meditação ou ritual. Detesto ter de comer a correr, sobretudo de manhã.

A compota de pêssego é a que normalmente existe nos pequenos-almoços dos hotéis. Apenas rivaliza. às vezes, com a de laranja e a de morango. Não costumo ter compota de pêssego em casa, mas recentemente aconteceu vir cá parar um frasco que tenho saboreado nas minhas manhãs e me deixa um sabor a bem-estar e me transporta... a quase todos os hotéis onde já estive.

Ora um hotel é o que menos há de familiar, o que me intriga e não parece congruente co o sentimento. Por isso, entendi que o que há de familiar ou caseiro nos hotéis é a compota de pêssego. Ainda que de fabrico industrial. Penso que a de laranja e a de morango produzirão o mesmo efeito. Hei-de experimentar.

O que é inegável é que agora todos os dias de manhã, sentada à mesa da minha cozinha, onde me sinto sempre tão bem, É como se estivesse sentada à mesa de pequeno-almoço de um hotel, um dois em um de luxo criado por uma compota de pêssego que se tornou, surpreendentemente, a minha preferida, quando experimentei saboreá-la com pão e não com bolacha. Com bolachas sabe a casa, com pão sabe a hotel. Assim, reuni numa compota de pêssego o melhor de dois mundos. É tão fácil, a felicidade... às vezes.

http://aluzdascasas.blogspot.com/
http://diz-mecomonasceste.blogspot.com/
http://escritacuracriativa.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/risoleta.pedro
http://risoletacpintopedro.wix.com/risoletacpintopedro



Ver crónicas anteriores



LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS