2011-05-18



Risoleta C Pinto Pedro


FELIZMENTE HÁ LUAR

Havia luar naquela noite. Há luar, às vezes. Felizmente. Para mostrar a torpeza e a dor. Mas também a esperança.

Esta peça de teatro de Luiz de Sttau Monteiro, datada do início dos anos 60 do século XX, é uma das obras estudadas na disciplina de Português ao nível do 12º ano, daí o grupo de teatro A Barraca ter há anos em cena uma apresentação deste texto dramático.

Na peça, Felizmente há Luar é uma expressão que, para além de ser título, é dita quer pelo poder discricionário responsável pelo assassinato de Gomes Freire de Andrade, quer por Matilde, mulher do General. Para o primeiro, que o luar mostre o que acontece aos que desobedecem, para a segunda, que o luar mostre o que o poder faz aos inocentes.

Mas LUAR é também aqui uma alusão ao movimento revolucionário de mesmo nome da época, associado ao assalto ao navio Santa Maria, à revolta de Beja e outras acções de revolta activa cujos dirigentes terão sido próximos de Luiz de Sttau Monteiro.

Existem neste texto dois tempos que à moda do interseccionismo, paralelamente se cruzam. Passe o excessivo paradoxo. Um dos tempos é o tempo histórico, explícito, o outro é o metafórico, o implícito, ou proibido.

Princípios do século XIX, meados do século XX: num tempo, as lutas liberais coincidindo com as invasões francesas e a “amigável” ocupação inglesa para pôr em ordem o exército e o país, o rei refugiado no Brasil; no outro, a ditadura de Salazar, o povo emigrado no estrangeiro por razões económicas e (ou) políticas.

Luiz de Sttau Monteiro não podia escrever politicamente sobre o seu tempo, escreveu sobre outro tempo onde situações se assemelhavam. No palco, um cenário feito de miniatura de casas, miniatura de cidade, e as luzes criando cenas e actos dentro da cena.

Na distanciação brechtiana, como explicou Maria do Céu Guerra aos alunos, numa introdução à representação, os actores não fingem que aquilo é a vida deles e que estão ali sós, irremediavelmente sós, como na vida. Sabem e mostram saber que pisam um palco e que nós estamos do outro lado. É um fazer de conta sabendo que nós sabemos que eles sabem que estão a fazer de conta.

Esta encenação, onde a componente didáctica está presente, sem prescindir de toda a qualidade de um espectáculo para qualquer tipo de público, permite aos alunos contactarem com uma boa representação dramática, com um texto importante da nossa cultura e da nossa história, com a relação texto/dramatização, representação de uma acção e opção por um determinado estilo de representação (a distanciação), humor, ternura, emoção e crítica, importante trabalho de sonoplastia e luminotecnia. O mérito das visitas de estudo, quando feitas no local exacto, no momento adequado, perante um objecto de qualidade, é que são meio caminho andado para o estudo de uma obra. Nem dez das mais excelentes aulas conseguiriam mostrar o que os alunos conseguiram ver num único espectáculo. Com a surpresa acrescida de um agradável passeio pelo interior da zona de S. Paulo e pequenas incursões por largos, pátios, e pequenos recantos desconhecidos, contextualizados por um dos professores, conhecedor dos mesmos. A aprendizagem é tão importante, que não é de desprezar qualquer contexto em que possa acontecer. Nas aulas e para além delas. Os alunos, na sua totalidade, gostaram. Uns poucos com algumas reservas, muitos apreciaram francamente o espectáculo, um número considerável muito entusiasticamente, emotivamente. Choraram no fim com maria do Céu Guerra. Não houve distanciação que chegasse. Lamentaram a presença de alunos de uma outra escola, felizmente em minoria, mesmo assim o suficiente para impedirem os alunos mais próximos deles de uma recepção óptima do espectáculo.

A esses alunos, ou antes, a esses professores, eu diria: insistam, não desistam. É como disse Pessoa relativamente à Coca Cola: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Há que levá-los a ver objectos de qualidade para que criem espaço de qualidade dentro deles, para que esqueçam a estética vazia de casas de segredos e inutilidades afins.

Podem também levá-los a ver outras coisas, põe exemplo a escultura em homenagem a Gomes Freire, em pedra e bronze, na Rua Gomes Freire, da autoria do escultor Francisco Simões e do arquitecto Luís Conceição. Podem escolher um dia de sol ou uma noite de luar. Mas vão. Ou aconselhem-nos a ir. Há sempre um ou outro que só está à espera que não desistamos deles. De todos. Alguns aproveitam. Outros adiam. Que sabemos nós do prazo de validade do mistério?

risoletacpintopedro@gmail.com

http://aluzdascasas.blogspot.com/



Ver crónicas anteriores



LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS