Leia em "espaço Associados" um novo texto

A poesia "clara, límpida, diamantina" de Manuel Alegre
por Regina Gouveia

Leia em "Quarta Crescente" um novo texto O ritual da chuva de Risoleta Pinto Pedro

Leia em Entre livros    SAMPAIO DA NÓVOA NA UNESCO - um novo texto de Filomena Cabral

Próximas atividades:

8, 15 e 22 de fevereiro de 2018 das 21.00h às 23.00h Conferências LER E OUVIR JOSÉ AFONSO, por Octávio Fonseca

2018-03-01, quinta-feira, 18h15: Apresentação do livro de poesia «Reinvenção da Esperança», de Carlos Brito Adiado para data a definir
      «À beira do Guadiana, em Alcoutim, Carlos Brito reflete sobre o amor e a idade, mais em geral, sobre a esperança na vida pessoal, do país e da humanidade, sem esquecer o "seu" interior desertificado. Como nas experiência poéticas anteriores usa uma linguagem simples e direta, mas quase sempre metafórica, mesmo quando segue uma toada popular de tradição algarvia.»


2018-03-03, sábado, 15h: "RBI, Rendimento Básico Incondicional", com Roberto Merrill, professor e investigador na Universidade do Minho e Waldir Pimenta, doutorando na Universidade do Minho
      O Rendimento Básico Incondicional, RBI, tem surgido de forma recorrente nos debates sobre o trabalho, a automatização, ou impacto da inteligência artificial.
      Em 2017 realizou-se em Portugal o 17º congresso mundial do RBI com a presença de participantes e oradores de diversas geografias, desde o Canadá, Suécia e Japão.
      No campo ideológico da esquerda à direita, assim como empresários líderes de multinacionais cruzam-se acérrimos defensores e opositores da ideia, com modelos muito distintos nos formatos e objeto.
      Em várias regiões ocorreram ou decorrem experiências piloto para validação de hipóteses e construção de modelos e a medição dos resultados.
      O quê, o porquê e o como do RBI são as dimensões do debate que iremos realizar no próximo sábado, dia 3 de março, às 15 horas, na UNICEPE.
      Para contribuir para o esclarecimento das questões expostas, contamos com a presença de Roberto Merrill, professor e investigador na Universidade do Minho e Waldir Pimenta doutorando na Universidade do Minho e ativista na associação pelo RBI Portugal.
      Convidamos a assistirem e participarem.


2018-03-08, quinta-feira, 18h: Exposição "Palestina, um olhar sobre a injustiça" + 2018-04-06, sexta-feira, 18h: Livro: "Contra el olvido. Una memoria fotográfica de Palestina antes de la Nakba, 1889-1948"
      No dia 8 de Março, quinta-feira, pelas 18horas, inserida no Dia Internacional da Mulher e na Semana Internacional contra o Apartheid Israelita:

      - Palestra "Mulheres rumo a Gaza", onde se falará das experiências da campanha da "Flotilha da Liberdade", se apresentará a nova campanha e se discutirá a situação das mulheres palestinianas, com

          - Sandra Barrilaro (Fotógrafa e participante da Flotilha da Liberdade)
          - Alda Sousa (Eurodeputada pelo BE entre 2012 e 2014)
          - Ana Palma (Grupo Acão Palestina)
          - Helena Ferreira (Ativista dos Direitos Humanos).

      - Inauguração da exposição de fotografia "Palestina, um olhar sobre a injustiça", de Sandra Barrilaro.

No dia 6 de Abril, sexta-feira, às 18h:
      - Apresentação do livro: "Contra el olvido. Una memoria fotográfica de Palestina antes de la Nakba, 1889-1948", com a presença das coautoras Sandra Barrilaro e Teresa Aranguren.

      - Encerramento da exposição.


"Noites de Poesia e Música na Unicepe em 2018"

Deixemos que a leitura faça parte do nosso dia. O tempo para a leitura é das coisas mais importantes da nossa vida. Um bom livro é capaz de transformar qualquer pessoa.
Ler um bom livro, de prosa ou de poesia, continua a ser a forma mais garantida e compensadora de refletir sobre a vida, sobre aquilo que somos ou queremos ser.
Ainda lemos pouco! E, por isso, somos pouco reflexivos e exigentes. Cultivamos pouco a reverência pela verdade e pela nobreza de espirito, e, menos ainda, a reverência pela vida.
Precisamos de ler mais! Por isso, em 2018, às quartas quartas-feiras de cada mês, das 21h30 às 23 horas, encontrar-nos-emos na humilde mas acolhedora sala da Unicepe, para levar a cabo os já conhecidos "encontros de poesia e música".
Ali, no conforto da amizade, todos nós, mês a mês, teremos a primazia de fazer memória coletiva, invocando e lendo, intervalados por bonitas cantigas na voz e na viola de cantores amigos, um dos nossos já consagrados poetas.

Não falte!... Venha daí...

PROGRAMA AUTOR CANTOR
24 de Janeiro Gomes Leal João Teixeira
28 de Fevereiro Augusto Gil Zé António
28 de Março António Nobre Carlos Cunha
23 de Maio Camilo Pessanha Manuel Bastos
27 de Junho Sophia de Mello Breyner Francisco Carvalho
25 de Julho Cesário Verde Ana Ribeiro
26 de Setembro Antero de Quental Jorge Gomes da Silva
24 de Outubro Florbela Espanca João Teixeira
28 de Novembro Teixeira de Pascoaes Ana Ribeiro.




A decorrer:

Exposição de pintura de Adão Cruz

Lembrando a exposição de pintura em curso na UNICEPE, publicamos o texto do nosso Associado Dr. Adão Cruz, no âmbito do 11º Congresso da FNAM (Federação Nacional dos Médicos),

e também a ligação ao correspondente vídeo:

( Correcções: onde refiro o Dr. Manuel Luciano de Almeida, quero dizer Dr. Manuel Luciano da Silva. Onde digo que ele queria provar que Colombo era americano, queria dizer português.)





Quarta Crescente

O ritual da chuva

31 de janeiro de 2018


Risoleta C Pinto Pedro
Entre livros   

SAMPAIO DA NÓVOA NA UNESCO
2018-02-10

por Filomena Cabral
Espaço Associados

A poesia
"clara, límpida, diamantina"
de Manuel Alegre


Regina gouveia
Edições Unicepe
Consulte aqui as novas edições
da Unicepe


Encontros de escritores portuenses 2013


Noites de Poesia e Música
Veja aqui imagens das sessões realizadas em 2009 e 2010


LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS
de Lanteuil