2010-09-08



Risoleta C Pinto Pedro


Ainda a escola

Eu, que posso ser considerada um caso de sucesso escolar, o que recordo de todas as imensas escolas onde andei? Uns desenhos cuja elaboração me proporcionou momentos de suprema felicidade, a leitura de uns textos, a descoberta de autores novos através de uma biblioteca de turma, o saborear de uns pastéis de nata oferecidos por uma excepcional professora no intervalo da aula de Desenho, um bolo de frutas e uma garrafa de leite com chocolate levado pela minha mãe ao intervalo da manhã, porque eu não conseguia comer antes de ir para a escola, todo o meu estômago se contorcia só de pensar em comida, a ida a um concerto para os alunos do liceu onde andava, o cheiro a rosas de Santa Teresinha na capela de uma escola onde nunca rezei porque não sabia, mas onde ia religiosamente aspirar o perfume das rosas,

Sei hoje que era a minha forma de rezar, aspirar perfume, ainda hoje o é…

as visitas de Alves Redol à minha professora da quarta, impedida de leccionar na escola oficial por ser irmã de quem era, e eu adorava vê-lo entrar pela sala, embora na altura não fizesse ideia de quem se tratava, mas gostava dele, a ida ao campo apanhar papoilas para estudar as pétalas, as sépalas e os estames, a doçura firme e gentil de um excepcional professor de francês que hoje está num lar, a hora do toque para a saída das aulas, os passeios e as excursões, as gravuras e as histórias dos livros e pouco mais…

O que omiti são recordações más e o resto deve ter sido indiferente, porque não recordo. Deve ser imenso, são a maior parte, as não-recordações. A minha mãe e o meu pai não são melhores nem piores pais por me terem posto naqueles colégios. Era o que havia ou que eles elegeram como melhores. Mas fizeram a sua parte, e fizeram-no bem, porque foi o melhor que sabiam fazer e que me permitiu sobreviver aos colégios. Com a colaboração de dois ou três professores, uns livros, uns desenhos, uns pastéis de nata, umas papoilas e umas rosas. Pouco basta para fazer uma boa escola.



risoletacpintopedro@gmail.com

http://aluzdascasas.blogspot.com/



Ver crónicas anteriores



LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS