2009-04-22


Risoleta C Pinto Pedro


O misterioso espaço dos milagres



Ainda a propósito de uma entrevista de Mário Crespo a Medina Carreira, algumas reflexões me ficaram.

O mundo está a mudar e nós também. Os partidos não, estão a ficar para trás. Pensando que estão a avançar. Que há a fazer? M Carreira diz: nada, nada. Esperar, esperar que passe. Que a coisa piore. Só depois…

Do que precisamos? Gente honesta, responde. Assim. Tão simples…

E no mundo?

Obama vai fazer milagres? Mas não é já um milagre ter à frente de um país daqueles alguém que não é um cow-boy, que não é um mau actor, que não é um assaltante de estradas, que não é um legionário internacional?

Mas não esperem que seja o messias, Os messias que se materializaram foram sempre decepcionantes quando não perigosos, não há messias que resista aos nossos sonhos, porque os nossos sonhos não são concretizáveis. Pelos outros. Só nós poderemos materializá-los, já que os sonhámos. Enquanto cada um não for o seu próprio messias, não sai mais nenhum messias para ninguém. Não há messias isolados, como não há tiranos isolados. Os tiranos e os messias só reflectem as tendências gerais. Por isso, é no recanto sombrio da mente de cada um que se jogam os destinos do mundo. O gabinete de Obama da Casa Branca tem ramificações dentro de cada um de nós. Grande é a nossa responsabilidade. Hitler foi eleito, Salazar foi aclamado. Parágrafo. Longo parágrafo. Pausa. Espaço. Para respirar.

Obama foi esperado, sonhado e desejado. Como D. Sebastião. Ele é o melhor dos nossos melhores sonhos. Mas ele é apenas um ser humano e está rodeado de uma difícil teia, como toda a gente sabe.

Preparemos dentro dos nossos cérebros e dos nossos corações, cuidadosamente, a agenda internacional. E já agora, que estamos com a mão na massa, também a nacional. Não ignoremos a difícil realidade, mas sejamos muito criativos. Para que não venhamos a ter mais do mesmo. Que já cansa. Mas sejamos pacientes. Com a nossa dificuldade nestas novas e inesperadas funções. Vai demorar algum tempo até nos sentirmos perfeitamente à vontade neste novo cargo de ministros do Plano. No entanto, acabaremos por lhe tomar o gosto. Lançando um novo mi(ni)stério no mundo.



risoletapedro@netcabo.pt
http://risocordetejo.blogspot.com/



Ver crónicas anteriores


LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS