Décimo terceiro ano de Quarta-Crescente

Com a 395ª "Quarta-crescente" iniciamos o décimo terceiro ano de publicação da "quarta crescente".
A UNICEPE agradece mais uma vez, desta forma singela, à escritora Risoleta C Pinto Pedro a sua generosa cooperação.
Porto, 12 de abril de 2017



Décimo segundo ano de Quarta-Crescente

Publicamos hoje, 6 de abril de 2016, a 374ª crónica Quarta-crescente, com que entramos no décimo segundo ano. A UNICEPE agradece mais uma vez, desta forma singela, à escritora Risoleta C Pinto Pedro a sua generosa cooperação.
Esta 374ª crónica coincide com o exato dia do aniversário. Aproveitamos para falar da diferença entre cardinal e ordinal: Completam-se hoje 11 anos. Inicia-se o 12º ano. Esta tão simples questão permite evitar tanta confusão como a que houve no início do século XXI, em 1 de janeiro de 2001.



Décimo primeiro ano de Quarta-Crescente

Publicamos hoje, 8 de abril de 2015, a 352ª crónica Quarta-crescente, com que entramos no décimo primeiro ano. A UNICEPE agradece mais uma vez à escritora Risoleta C Pinto Pedro a sua generosa cooperação.



Décimo ano de Quarta-Crescente

Publicamos hoje, 9 de abril de 2014, a 328ª crónica Quarta-crescente, com que entramos no décimo ano de publicação.

A UNICEPE agradece mais uma vez à escritora Risoleta C Pinto Pedro a generosa cooperação com que tem brindado os nossos Associados e os leitores em geral.



Nono ano de Quarta-Crescente


Com a crónica de 10 de Abril de 2013, entramos no nono ano de publicação da Quarta-crescente.

A UNICEPE agradece mais uma vez à escritora Risoleta C Pinto Pedro a generosa cooperação com que tem brindado os nossos Associados e os leitores em geral.


Sexto ano de Quarta-Crescente


Com a crónica 7 de Abril de 2010, entramos no sexto ano de publicação da Quarta-crescente.

A UNICEPE agradece mais uma vez à escritora Risoleta Pinto Pedro esta sua magnífica e generosa cooperação com que, pontualmente em quartas-feiras alternadas, tem brindado os nossos Associados e os leitores em geral.

Alteração de periodicidade

Quase no fim do quinto ano de publicação semanal da Quarta-crescente, informamos que temporariamente, por razões de excesso de trabalho da Autora, as Crónicas passarão a quinzenais.

A UNICEPE agradece mais uma vez à escritora Risoleta C. Pinto Pedro esta sua magnífica e generosa cooperação.

Porto, 2010-01-20


Quarto ano de Quarta-Crescente


Com a crónica 9 de Abril de 2008, inicia-se o quarto ano de publicação da Quarta-crescente. Significa que mais de 150 já estão publicadas.

A UNICEPE agradece mais uma vez à escritora Risoleta Pinto Pedro esta sua magnífica e generosa cooperação com que, pontualmente todas as Quartas-feiras, tem brindado os nossos Associados e os leitores em geral.

Porto, 2008-04-09


Terceiro ano de Quarta-Crescente


Com a crónica 11 de Abril de 2007, inicia-se o terceiro ano de publicação da Quarta-crescente.

A Direcção da UNICEPE mais uma vez agradece à escritora Risoleta Pinto Pedro esta sua magnífica e generosa cooperação com que, pontualmente todas as quartas-feiras, nos privilegia.

Porto, 2007-04-11

Segundo ano de Quarta-Crescente


A Direcção da UNICEPE agradece à escritora Risoleta Pinto Pedro esta sua magnífica e generosa cooperação com que, pontualmente todas as quartas-feiras, nos privilegia. E agradece também ao nosso associado Eduardo Prata Pinheiro a criação e manutenção da nossa página.

Porto, 2006-04-05

Para mais facilmente podermos recordar, anexamos um Índice destas crónicas. Anexamos também umas breves

Notas biobibliográficas - Risoleta Pinto Pedro

Risoleta Pinto Pedro tem diversos livros publicados na área de ficção e recebeu vários prémios nesta área e na de poesia, de que destaca o Prémio Revelação da APE.

Tem feito crónica radiofónica (Quarta-Crescente, na RDP-2) e jornalística. Escreve teatro e textos para dança, música e artes plásticas.

Das suas obras destacam-se:
  • A Criança Suspensa, Prémio Ferreira de Castro, de ficção narrativa, da Câmara Municipal de Sintra, edição da mesma Câmara, Dezembro de 1996


  • O Corpo e a Tela, Hugin Editores, Lisboa, Julho de 1997

  • O Aniversário, Prémio Revelação APE/IPBL 1994, Ficção, Difel, Lisboa, Maio de 1998

  • A Compreensão da Lua, Hugin Editores, Lisboa, Abril de 1999

  • O Arquitecto, Hugin Editores, Lisboa, Março de 2002

  • Venite in Silentio, Unicepe, Porto, Setembro de 2004

  • Contos de Azul e Terra, com Raquel Gonçalves-Maia, Hugin Editores, Lisboa, Novembro de 2004

  • Libretos para a cantata Conquistador, para a ópera O Achamento do Brasil e para o Musical Infantil Kate e o Skate, todos com música do compositor Jorge Salgueiro, e participação no projecto Canções Eróticas Portuguesas, deste compositor com os Negros de Luz, para quem escreveu o poema “Conquista-me”.

  • Textos para a Amálgama – Companhia de Dança de Mafra, para os seus espectáculos Viagens de Luar, A Luz e o Desejo, Mutações e Venite in Silentio


    LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS