2024-04-03
COMEÇANDO EM 31 DE JANEIRO E CULMINANDO EM 25 DE ABRIL


Risoleta C Pinto Pedro



Estive recentemente no Porto, e uma passagem da biografia de Ferreira de Castro pelo seu amigo e admirador Jaime Brasil, veio despertar-me a memória para a primeira vez que visitei esta cidade. Já não era criança, ao contrário do escritor de 12 anos quando ali passou a caminho do Brasil, mas o Porto surgiu-me como uma cidade monumental, sólida e solene. Ainda hoje a vejo assim.

Regresso à memória de Ferreira de Castro sobre a passagem pelo Porto, para ir apanhar o barco em Leixões que o levaria para o Brasil:

«Madrugada ainda escura, tomámos, eu e o sr. Esteves, o comboio do Vale do Vouga. Era a primeira vez que me servia de tal meio de transporte e tudo aquilo me causou admiração e orgulho de mim próprio. No Porto, estacionámos quase todo o dia numa camisaria da Praça da Liberdade. Nunca mais esquecerei a impressão que me causou nessas horas a estátua equestre ali existente. Às quatro da tarde tomávamos o eléctrico e creio que, depois, um comboio, para Leixões.» É uma descrição quase relâmpago de uma passagem que durou um dia! Também não me passou despercebido o facto quase simbólico de esta permanência ter tido lugar na Praça da Liberdade, e de a estátua ser a do primeiro Imperador do Brasil. Ele não lhe faz menção, mas é impossível que, não digo nos seus doze anos, mas mais tarde, tenha sido alheio a este simbolismo.

Mais uma vez me apercebi, durante esta recente visita ao Porto, da importância da toponímia enquanto quase relato histórico da cidade. Mal se desembarca em Campanhã, toma-se a rua do Heroísmo. O Porto foi palco importante de lutas pela liberdade, e a Praça onde esteve o menino Ferreira de Castro bem o atesta.

Apesar dos perigos para que os tempos actuais, em Portugal e no resto do mundo, nos alertam, estamos num mês que renovadamente nos relembra a alegria da liberdade, por sermos sacudidos pela beleza quase violenta da Primavera e pela memória sempre doce da revolução. Têm ambas em comum as flores, o perfume, a criatividade, a renovação, a esperança, o impulso do renascimento. Mas os valores estão alterados, as casas da democracia andam mal frequentadas, os países deixaram de respeitar o direito dos outros à sua soberania e entram à força e mal educadamente em casa alheia não lhe reconhecendo, sequer, o direito à legítima defesa e invertendo os valores, o espirito da guerra desde sempre latente no mundo aproveita para soltar as suas garras, vender armas e começar a confundir deliberadamente solidariedade para com os mais fracos, com estado de sítio, e até vozes aparentemente e até aqui insuspeitas, começam a reclamar que se desenterrem os machados, e que homens e até as mulheres, para algumas coisas protegidas pela sua por vezes, outras não tanto, consensual inferioridade física, segundo os interesses, passem a ser vistas como mais valias para alimentar canhões e sejam recrutadas para serviços militares obrigatórios, etc, etc, etc.

Ainda há pouco tempo passou em Setúbal e lamentavelmente não no Porto, que o mereceria, mas muito perto, em Guimarães, um espectáculo operático intitulado “A Conspiração da Igualdade” sobre a Constituição de 1911, de cuja sinopse da autoria do seu libretista, Francisco Teixeira, tomo a liberdade de citar:

«[…] Dos vários projetos de Constituição apresentados a debate, destacam-se as “Bases para a Constituição Política da República Portuguesa”, de António Machado Santos, e o “Projeto da Constituição Portuguesa”, do Grémio Montanha, face profana da Loja Montanha, o centro da conspiração carbonária e republicana, de que o próprio Machado dos Santos fazia parte e de que era venerável Luz de Almeida. Estes projetos, porém, onde consta o voto feminino capacitário, frustrar-se-iam, e com eles a esperança do voto feminino, prometido pelos homens republicanos às feministas da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, de que foram protagonistas Ana de Castro Osório, Carolina Beatriz Ângelo (a única mulher a votar na eleição constituinte), Adelaide Cabete e Maria Veleda, entre outras, elas próprias maçonas da Loja Humanidade, a única Loja feminina do então Grande Oriente Lusitano Unido, e traídas pelos seus irmãos maçons, homens, presentes maioritariamente na Assembleia Constituinte.[…]».

No entanto, elas não desistiram, e como adianta o mesmo texto de Francisco Teixeira: «Carolina tinha votado nas eleições Constituintes de 28 de maio, numa luta feroz contra o regime machista republicano. Era a sua oportunidade de se vingar, com o corpo e a alma, da humilhação de ter que requerer a um juiz que pudesse votar, depois de enviuvar. Ela manipularia a Loja Montanha e Luz de Almeida, fazendo explodir entre os carbonários o seu desejo de igualdade de sufrágio, porque o mundo e o futuro sempre foram femininos.»

As mulheres não precisam de ser enviadas por decreto para a frente de guerra para fazerem valer os seus direitos e até os alheios, não é a igualdade bélica que defendem, mas os tempos andam assim.

O Porto tem uma tradição de rebeldia e liberdade que sobretudo no período liberal foi marcante para os destinos do país. A revolta de 31 de Janeiro, embora abortada, foi, também, a primeira grande ameaça sentida pelo regime monárquico, e lá está o nome da rua a fazer-nos recordar que tempos de inconformismo nos trouxeram até aqui. Foi o Porto a primeira cidade a eleger um deputado republicano, e quanto à acima referida revolta, ao contrário do movimento do 25 de Abril, embora apoiada pelas Forças Armadas, não foi acompanhada pelos movimentos políticos, nem pela globalidade dos militares. Assim, os revoltosos tiveram de ceder perante a força monárquica. Contudo, mesmo os movimentos abortados não deixam de ter a sua importância. De sucessivas falhas se fazem as vitórias.

A toponímia do Porto é um excelente manual de aprendizagem da história da liberdade. Não sou simpatizante de se andar constantemente, segundo os ventos, a mudar nomes às ruas, até porque tanto pode dar para um lado como para o outro, mas compreendo a tentação dos momentos históricos para registar nas pedras acontecimentos marcantes, e lá foi o Santo António, que dava nome à rua, substituído pelo último dia de Janeiro. E defendo que é um belo roteiro para se fazer no Porto, seguir os ventos da liberdade e da dignidade da cidadania, passeando pelas suas ruas e praças e olhando para os nomes. As freguesias de Campanhã, Santo Ildefonso e Bonfim, por exemplo, são disso muito ricas. Não vou ensinar o padre-nosso ao vigário, pois qualquer residente do Porto as conhece muito melhor do que eu, mas por vezes a proximidade afasta-nos, e o facto de se ir de fora e estar disponível para tudo, de olhos bem abertos, pode revelar-nos a uma luz resplandecente o que para um morador faz parte do quotidiano. Ou para um menino de 12 anos a caminho do Brasil, com todo o entusiasmo e medo que transporta no coração, como foi o caso do pequeno e enorme Ferreira de Castro.

Tanto, tanto que haveria a escrever sobre isto, mas é apenas uma crónica, fiquemo-nos por aqui. E celebremos em todas as cidades, vilas e aldeias, o 25 de Abril com votos de uma nova Primavera de renovação, apesar das circunstâncias adversas. Frequentemente, é quando as coisas estão mais difíceis que nos apercebemos da importância do que temos, e do perigo de o perdermos. Alerta! Acordemos! Com determinação, equidade, mas sem distracções perante perigosas derivas.

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