Notas biobibliográficas - Risoleta C. Pinto Pedro


Risoleta Pinto Pedro tem diversos livros publicados na área de ficção e recebeu vários prémios nesta área e na de poesia, de que destaca o Prémio Revelação da APE.

Tem feito crónica radiofónica (Quarta-Crescente, na RDP – Antena 2) e jornalística. Escreve teatro e textos para dança, música e artes plásticas.

Das suas obras destacam-se:
  • A Criança Suspensa, Prémio Ferreira de Castro, de ficção narrativa, da Câmara Municipal de Sintra, edição da mesma Câmara, Dezembro de 1996

  • O Corpo e a Tela, Hugin Editores, Lisboa, Julho de 1997

  • O Aniversário, Prémio Revelação APE/IPBL 1994, Ficção, Difel, Lisboa, Maio de 1998

  • A Compreensão da Lua, Hugin Editores, Lisboa, Abril de 1999

  • O Arquitecto, Hugin Editores, Lisboa, Março de 2002

  • Venite in Silentio, Unicepe, Porto, Setembro de 2004

  • Contos de Azul e Terra, com Raquel Gonçalves-Maia, Hugin Editores, Lisboa, Novembro de 2004

  • Libretos para a cantata Conquistador, para a ópera O Achamento do Brasil e para o Musical Infantil Kate e o Skate, todos com música do compositor Jorge Salgueiro, e participação no projecto Canções Eróticas Portuguesas, deste compositor com os Negros de Luz, para quem escreveu o poema “Conquista-me”.

  • Textos para a Amálgama – Companhia de Dança de Mafra, para os seus espectáculos Viagens de Luar, A Luz e o Desejo, Mutações e Venite in Silentio




Risoleta C. Pinto Pedro tem escrito e publicado romance, novela, conto, poesia, canção, ópera, cantata, ensaio e BD (22 publicações a título individual, até hoje, sem incluir as parcerias em manuais, colectâneas e revistas como A Ideia, Saudade, Devir, Cintilações, Nova Águia…).. Das publicações individuais destaca, entre outros:  A Criança Suspensa, Prémio Ferreira de Castro, CM de Sintra; O Corpo e a Tela; O Aniversário,.  Prémio Revelação APE/IPBL 1994;  O Arquitecto, Venite In Silentio,. e outros, nas editoras Difel, Hugin e Unicepe. Pela Indícios de Oiro:  O Sol do Tarot de Sintra.. Pela Padrões Culturais:  O Homem da Minha Vida; O Pecado do Vagabundo; Adelaide Cabete, História de uma Fundadora; Mater, Útero de Romã. . Pela BookLink: Happy Meal, Manjar sentimental. . Pela Fundação Maria Dias Ferreira: O Mistério da Senhora das Areias . (infantil); e pela Zéfiro: A Literatura de Agostinho da Silva, essa alegre inquietação e António Telmo, Literatura e Iniciação . (ensaios e crónicas). Ainda Aprender com as Rosas, . obra para soprano e grupo de câmara, interpretada no Conservatório de Música de Lisboa, pelo Grupo de Música Contemporânea e Canções sobre o 25 de abril,. para o compositor Paulo Brandão. Para o compositor Jorge Salgueiro: O Achamento do Brasil . (ópera), O Conquistador . (cantata), Kate e o Skate . (musical), estas obras publicadas em banda desenhada com CD; e a canção “Conquista-me”, editada em CD pelos “Negros de Luz”. Ainda a peça “Os Senhores da Morte”, para a compositora Helena Romão.

Foi também duas vezes premiada na poesia pela Sociedade de Língua Portuguesa.

Escreveu teatro para o grupoTe-Ato de Leiria e poemas e outros textos para os espectáculos da Companhia de Dança Amalgama, assim como fez crónica (“Quarta-Crescente”) para o Programa “Despertar dos Músicos” na Antena 2. Textos sobre artes plásticas para catálogos de exposições de diversos artistas, conferências e palestras em colóquios e congressos, nomeadamente sobre Agostinho da Silva, António Telmo, Fernando Pessoa, Jaime Salazar Sampaio, Bocage, Teixeira de Pascoaes, Sebastião da Gama e outros autores/temas afins.

Membro do PAT.VO (Projecto António Telmo. Vida e Obra) e do GEAS (Gabinete de Estudos Agostinho da Silva). Prepara, neste momento, em colaboração com Pedro Martins, a biografia de António Telmo, com apresentação prevista para o final da década. No âmbito das actividades do PAT.VO, e a convite do seu coordenador, recentemente organizou, anotou e posfaciou a Poesia de António Telmo, no VI volume ( Viagem a Granada seguida de Poesia). das Obras Completas do filósofo, publicadas pela Zéfiro. É também de sua autoria o prefácio à IX edição. Em Janeiro de 2017: António Telmo, Literatura e Iniciação,. publicado pela Zéfiro. Em Julho desse mesmo ano, Cantarolares com sabor Azul. , pela editora Sem Nome e da mesma editora, em Julho de 2018, Ávida Vida,. ambos de poesia.Da mesma editora, em Julho de 2019, A Vontade de Alão.

É cronista regular em publicações electrónicas e em papel; Unicepe, Jornal Despertar do Zêzere, Jornal Raio de Luz, Portal Elvasnews.

Foi orientadora de estágio pedagógico durante dez anos, em trabalho laboratorial na linha do Movimento da Escola Moderna, professora de língua e literatura em várias escolas secundárias, entre as quais, mais demoradamente, na Escola Secundária Artística António Arroio. Criou o Curso multidisciplinar Cuidar (arte e terapia) e orientou oficinas de uma disciplina totalmente inédita: “Escrita Curativa” numa perspetiva artística e terapêutica inserida num projeto “O que Arte Cura” por si criado.

Actualmente dedica-se inteiramente aos seus projectos de escrita.