2006-04-26
QUARTA-CRESCENTE
Risoleta Pinto Pedro


REDACÇÃO: As sinergias      





A minha professora mandou-me fazer uma redacção sobre um problema do mundo actual e eu decidi fazer sobre as sinergias para ver se conseguia perceber este problema do mundo actual de que todos falam. Comecei por perguntar ao meu pai, que depois de enrolar uma quantidade de palavras que não percebi, aí durante uns cinco minutos (pareceu-me que ele percebia muito do assunto, mas que era muito difícil de explicar), me disse que o melhor era eu ir à internet e então eu perguntei ao google, que nunca me deixa mal e fiquei a saber muitas coisas, por exemplo que as sinergias servem para muitas coisas, servem para quase tantas coisas como a quantidade que há de maneiras de cozinhar bacalhau. Com elas a gente pode: produzir, renovar, aproveitar, reciclar, operacionalizar, rendibilizar, aproveitar, buscar, listar, encontrar, potencializar, combinar, etc.

Por aquilo que eu percebi o problema é encontrá-las, até porque me parece que ninguém sabe muito bem o aspecto delas, não encontrei muitas imagens, e as que encontrei baralharam-me um bocado porque não tinham nada a ver umas com as outras, por isso acho que puseram lá aquelas imagens como eu faço um desenho no fim da página quando já não sei mais o que dizer e a professora disse que temos de escrever uma página.

Também fiquei a saber que há “sinergias perigosas”, que devem ser aquelas que “põem grupos no desemprego” (não estou a inventar nada, está tudo lá na Internet, se quiserem posso dizer-vos os endereços), há quem se aproveite delas (ele há gente para tudo…) e até há umas que são perfumadas ( e agora vou pôr aqui mais uma citação que fica sempre bem: “Nove sinergias especiais de óleos essenciais”), outras que têm o “nível nacional”, pelo que não devem ser lá grande coisa, digo eu, outras podem ser encontradas “no Parque”, pelo que ou são pedófilas (devem ser as tais perigosas) ou então alguém as levou lá como se leva os cães, e nesse caso podem ser uma forma de combater a solidão. Há quem faça um “mapeamento inicial de potenciais sinergias, à luz das melhores práticas”, que eu não percebi mas que soa bem e o meu pai aconselhou-me a pôr, e como até há uns que dizem que “As sinergias combinam a inteligência com as capacidades de memória” eu vou ver se encontro umas em comprimidos mais lá para a frente quando vierem os exames. Há umas “sinergias estimadas” pelo que deve haver outras odiadas, porque para tudo existe o seu contrário, Eu ainda não sei bem o que são as sinergias mas gosto muito das sinergias, porque as sinergias são um “must” e como eu ando a aprender agora a ser muito assertiva que foi o que disse a psicóloga que eu devia ser, eu afirmo que gosto muito de umas sinergias e detesto outras, mas isso é para outra redacção.

E pronto, agora vou buscar uma imagem de uma sinergia à internet para o trabalho ficar mais bonito (na Internet havia muito mais sinergias, mas já estou farta de falar de sinergias e agora apetece-me mais pôr um boneco para ver se vocês conseguem perceber). risoletapedro@netcabo.pt
http://risocordetejo.blogspot.com/


LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS