Apresentação do livro THERASIA, da nossa Associada Teresa Freitas,

pelo nosso Associado Eduardo Leal.

Haverá música por João Pedro Baptista e leitura de poemas por Paula Sobral, Rui Vaz Pinto, Arnaldo Trindade e Autora.

2015-10-09, sexta-feira, 19h.



Teresa Freitas nasceu no Caramulo, lugar ideal para a contemplação e a leitura. Até partir para Coimbra, onde se licenciou em medicina, foi aprofundando o seu gosto pelas palavras e experimentou ainda o teatro, outra forma de as dizer.
Aí, na cidade do conhecimento, percebeu que este se diz de muitas formas, da ciência aos saberes mais difíceis de explicar.
Deixou o mondego e rumou para o douro, mais a norte e hoje divide-se entre as duas margens: pelo Porto, onde se especializou em gastrenterologia e onde vive com o marido e os dois filhos e Vila Nova de Gaia, onde trabalha, no Centro Hospitalar.
Escreve, também na rede, onde alimenta uma página dedicada à saúde, refletindo sobre o bem-estar físico, mental e social e abordando temas relacionados com a saúde, de forma simples e acessível, intercalando com escritos sobre viagens e poesia.
Acredita que a ilha que somos se enriquece pelas pontes que lançamos, pelos barcos que atravessam o espaço que nos separa e que a poesia se desenha entre os sentidos e o questionar, como forma de dobrar o tempo, respiração.

João Pedro Baptista, nado em Lisboa, criado na Covilhã, vive atualmente em Coimbra, onde se licenciou em Medicina exercendo na área da Medicina Intensiva (CHUC).
Fez a sua formação musical na Covilhã, em Coimbra e no Porto, passando pelos Conservatórios de Música e pela Escola de Jazz do Porto.
Tocou com a Brigada Vitor Jara, com Pedro Barreiros, Mário Santos e Hélder Gonçalves. Integrou, em Coimbra, os projetos Vera Lenda e Oficina de Jazz.
Participou em "workshops" de jazz com Mulgrew Miller, Greg Osby e Danilo Perez.