2016-01-06, quarta-feira

Lançamento do livro

CRÓNICA DA REGÊNCIA E DO REINADO DE D. JOÃO I,

de Fernão Lopes







Porto, 6 de Janeiro de 2016
Sobre Jorge Almeida
Livraria UNICEPE
Celso de Lanteuil

É a primeira semana de um ano que começa. Quarenta e sete presos políticos são executados na Arábia Saudita. O Governo diz que é uma questão interna e nenhum país pode se envolver. A intolerância só faz crescer. A Coreia do Norte prepara seus artefatos nucleares e testa sua bomba H, quer avaliar sua capacidade de destruição.
É a humanidade que avança e recua, evolui e se barbariza. Não faltam argumentos para defender a Segunda Emenda da Constituição Americana. Direito é direito, não importam as circunstâncias e o lobby da indústria de armas investe pesado na defesa desse interesse. O presidente Obama chora e diz que as armas americanas nunca mataram tantos.
No meio disso tudo, entre refugiados em desespero, desemprego em alta, desastres ecológicos, caos social, guerras que não terminam e outras que renascem, na cidade do Porto, Norte de Portugal, a livraria UNICEPE cumpre sua missão. O escritor Jorge Almeida nos oferece o texto adaptado de Fernão Lopes, Crônica da Regência e do Reinado de Dom João I, crônicas de qualidade histórica única, adaptando o linguajar medieval para o português moderno.
Esta é uma obra gigante pelo desfile de personagens que apresenta e principalmente por mostrar a luta de Dom João I para concretizar a manutenção da independência de Portugal contra Castela. Nessas crônicas, revela-se o sentimento nacional positivo e vitorioso em que o sucesso da empreitada portuguesa, ainda por vir, estava sendo construído pelo monarca de então.
Um assunto fascinante, onde o passado vira presente e nos traz inúmeros ensinamentos históricos, e de vida. Nesse mundo conturbado, Jorge Almeida resiste e não deixa morrer os aprendizados da História, nessa primeira revolução burguesa do mundo.