2016-02-10, quarta-feira, 18h30:

Lançamento do livro "Contos da Terra Estreita",

de Pedro Estorninho





"A partir do Alentejo, ou de um Alentejo, Pedro Estorninho - numa escrita despojada, onde, de acinte, a rudeza do real atira para penumbra a poética - faz a grande metáfora de um país. Que é o nosso. A nossa terra em acentuada desagregação."
Francisco Duarte Mangas



Fotografias de Francisco Chico da Emilinha



Pedro Estorninho

Actor e Encenador:
desde 1995 trabalhou em companhias e espaços de criação nacionais e estrangeiros. A Barraca, Teatro da Trindade, Fábricas de Peças, Companhia de Teatro de Sintra, Protolab, Companhia de Teatro de Portel, Panmixia, Satyros (Brasil), Teatro Comunale Benevento (Itália), Theatre Repetition (França), entre outros.
Em Maio de 2006 foi actor convidado para a Opera Oratorium "Une Femme de Parole", do compositor Thierry Machuel, com encenação de Pierre Voltz (Nancy, Paris e festival Ille de France).

Encenador / Autor:
desde 1999 encenou e escreveu para: Companhia de Teatro de Sintra, Teatro Art´Imagem, Companhia de Teatro de Portel, Festival Vicentino Guimarães, Festival de Artes de Monsaraz Museu Aberto, Protolab, Telemaque, Theatre Repetition, SOTAO, TEatroensaio, Teatro Bocage, CriArTeatro (Cabo-Verde), entre outros.

Autores:
como encenador ou actor, trabalhou textos de Garcia Lorca, Samuel Beckett, Tcheckov, Pirandello, Dário Fo, Javier Tomeo, Shakespeare, Cervantes, Baudelaire, Dostoievsky, Brecht, Harry Mulisch, Alexandre O’Neill, Hélder Costa, Bernardo Santareno, Gil Vicente, Teixeira de Pascoaes, Sophia Melo Breyner, entre outros.
Viu os seus textos e encenações apresentados em teatros como: TNSJ (TeCA e MSBV), TNDMII, Teatro Garcia de Resende (CENDREV-Évora), Teatro Helena Sá e Costa, Casa de Teatro de Sintra, Teatro Comunale Benevento (Itália), Teatro Cité (Paris), Centro Cultural Português do Mindelo (Cabo-Verde), entre outros.

Literatura
Augusto Pires - Desenho Grafico
Natural do Porto (1961). Curso de Gestão de Empresas no Centro de Estudos Empresariais do Porto (1987). Curso de Fotografia da Rádio Televisão Portuguesa (1978). Frequenta o curso livre de pintura do Mestre Melo Júnior e mais tarde, no âmbito do ensaio obrigatório estuda música (guitarra e canto clássico) com o Maestro Mário Mateus, leccionando aulas de educação musical.
Cria a banda "Trovas Novas" (1982) actuando em inúmeros locais, nomeadamente Macau no âmbito do Dia de Portuagal. Organizou exposições, semanas culturais e outras actividades ligadas à arte.
Cursos de Auditorias de Qualidade e Gestão da Qualidade Visando a Certificação. Em 2002, torna-se membro da Direcção da APELGA, tendo sido membro fundador e actual Presidente da Associação de Defesa, Estudo e Divulgação do Património de Vila Nova de Gaia (VERDEGAIA e MODUS).
Em 1998, em parceria com o irmão Victor Pires, (artista plástico com o pseudónimo de Ícaro) cria o projecto "makeup_design", desenvolvendo a marca individualmente a partir de 2003, desenvolvendo formação curricular em Design. É associado da Associação de Designers de Portugal desde 2011.
Na sua carteira de clientes contam-se entidades como a Orquestra Sinfónica do Porto, o Visionarium - museu da ciência da AEP ou o Governo Civil do Porto, a Rede Europeia Anti- Pobreza (congressos, livros, etc.), GOP - Gabinete de Organização e Projecto (imagem corporativa), Douro Acima (empresa de Turismo e Restauração, com a criação de todo o material de imagem e promoção do CitySightseeing/Portugal para Lisboa, Porto, Funchal, Aveiro e Albufeira, Fico Cables (indústria automóvel para a qual fez a criação de um banco de automóvel virtual que passados anos ainda figura em todos os manuais de apresentação da empresa), Mestre António Joaquim (pintor), Câmara, Biblioteca e Auditório de Gaia, Reconfinance, TEatroensaio (imagens promocionais para espectáculos e revista "Ensaios de Teatro"), entre outros.

Pedro Ferreira - Apresentação
Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia em 2000. Formação avançada profissional em Escrita Jornalística, Fotojornalismo, Assessoria e Paginação pelo CENJOR - Centro de Formação de Jornalistas - Sindicato de Jornalistas em 2002. Formação de Formadores e Públicos para a Cultura na Sociedade Porto 2001 em 2001. Trabalhou como fotojornalista no Comércio do Porto, O 1º de Janeiro e estagiou no Jornal de Noticias e como fotógrafo na área de moda e publicidade. Trabalha e colabora regularmente na área editorial livreira. Lecciona cursos de Fotografia e Imagem (Instituto Português de Fotografia).

Inês Leite - Interpretação Musical

Natural de Londres (1979). Licenciada em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE-Porto, 2005), Bacharelato em Teatro-Interpretação pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE - Porto, 2004) e Licenciatura em Biologia (FCUP - Porto).
Como actriz trabalhou com vários encenadores tais como António Durães, José Carretas, Lee Beagley e Pedro Estorninho e companhias como TEatroensaio, Teatro das Beiras, Panmixia AC, Produções Suplementares.
Como Encenadora na companhia TEatroensaio, criou "Transumância" (2014), encenou e escreveu "Arte de Ser - Imprecação a Teixeira de Pascoaes (2013) e "Pássaro de Papel" (2010). Foi assistente de Encenação de António Durães, João Mota e Pedro Estorninho. Desempenhou funções de Direcção de Projecto como professora colaboradora da ESMAE-IPP (2010) e outras instituições. Em 2015 desenvolveu um projecto internacional no Brasil, nas cidades de Caicó e Natal a convite da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem realizado vários trabalhos na área de Figurinos e Concepção Plástica, assim como várias Traduções de Autores de Textos Teatrais, nomeadamente Samuel Beckett e Eduardo de Filippo.
Desenvolve trabalho com directora de produção e projectos na companhia TEatroensaio - Teatreia Associação Cultural desde a sua formação, contando já com a organização de vários espectáculos de teatro e múltiplos eventos ligados à música, poesia e teatro. Realizou trabalho de produção em eventos como Serralves em Festa 2007 e 2008.
Na área musical colaborou com vários projectos, nomeadamente o grupo AJAForça e Al- Duffeiras.