2024-03-04, segunda-feira, 18h00:
Apresentação do livro PAISAGENS CONSTRUÍDAS
O PASSADO E O PRESENTE DA ARQUITETURA PORTUGUESA EM 16+1,
de Valdemar Cruz
, com apresentação de Paula Santos e Álvaro Domingues.


Vídeos da apresentação:








Sinopse

A partir de escolhas individuais de mais de meia centena de arquitetos, críticos, curadores, professores das Faculdades de Arquitetura, artistas plásticos, engenheiros civis, fotógrafos, e um geógrafo, Valdemar Cruz constrói um corpo de 16 obras representativas do que de melhor conceberam os arquitetos portugueses desde o início do século XX até a atualidade.
br> Ao rejeitar a ideia equívoca de um qualquer escalonamento destinado a estabelecer absolutos padrões de qualidade, na procura de um mirífico "o melhor de ...", o autor opta por apresentar as obras por ordem cronológica.

Com textos dedicados a cada uma das obras, e entrevistas exclusivas aos arquitetos, Paisagens Construídas pretende mostrar os múltiplos caminhos seguidos pela arquitetura feita por arquiteto(a)s portuguese(a)s a partir do olhar dos profissionais e de quem constrói um discurso crítico sobre a disciplina.

Abre, assim, espaço para múltiplos debates suscetíveis de serem desencadeados, seja pelas ausências, seja pelas presenças. O +1 do subtítulo dá espaço para a escolha que cada um poderia fazer, num exercício aberto a novas hipóteses.



O nosso associado Valdemar Cruz é jornalista profissional desde 1976, tendo iniciado a sua atividade no jornal O Diário. Desde então tem colaborado com diversas publicações nacionais e estrangeiras. Nas últimas três décadas fez parte da redação do semanário Expresso. Várias vezes premiado, foi em 2002 galardoado com o Grande Prémio Gazeta de Jornalismo, a mais importante distinção do jornalismo português, pela coautoria, com José Pedro Castanheira, da reportagem «A Filha Rebelde», publicada na Revista do semanário Expresso. É autor de Histórias Secretas do Atentado a Salazar e O Que a Vida Me Ensinou, publicados pela Temas e Debates, entre outros livros.


PAULA SANTOS

Licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e doutorada pelo Colégio das Artes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Paula Santos colaborou com Eduardo Souto de Moura, foi docente da Universidade Lusíada no Porto e professora convidada no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Agraciada com o título de Grande Oficial da Ordem de Mérito pelo presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, pela sua participação na Expo’98 (Pavilhão do Futuro), foi ainda vice-presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos.
Responsável pelo projeto do novo presbitério do Recinto de Oração do Santuário de Fátima, juntamente com o arquiteto grego Alexandros Tombazis, Paula Santos possui um extenso portfólio de obra pública e privada.
Com várias obras publicadas, foi diversas vezes premiada, como em 2019, com o Worl Architecture Techal Awards.


ÁLVARO DOMINGUES

Geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professor associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento.
  É também investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP e tem desenvolvido projetos de investigação com várias instituições nacionais e estrangeiras Entre outras obras, é autor de Paisagens Transgénicas (Museu da Paisagem 2021), Volta a Portugal (Contraponto, Lisboa, 2017), Território Casa Comum (com N. Travasso, FAUP, Porto, 2015), A Rua da Estrada (Dafne, Porto, 2010), Vida no Campo (Dafne, Porto, 2012) e Políticas Urbanas I e II (com N. Portas e J. Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, Lisboa, 2006). Escreve regularmente no jornal Público.




LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS