2024-10-18, sexta-feira, 18h00:
Apresentação de O HOMEM CRIOU DEUS (REFLEXÕES DE UM ATEU), de Onofre Varela


Vídeos da apresentação:















Sobre "O Homem criou Deus"

Nesta obra “O Homem Criou Deus – Reflexões de um Ateu”, em segunda edição revista e aumentada, Onofre Varela expõe explica-nos o seu ateísmo com limpidez e correcção e no mais pleno respeito pela religiosidade dos crentes, os quais lhe merecem toda a consideração.
“Onofre Varela reivindica, para a procura da verdade, a legitimidade de poder interpretar os textos bíblicos e históricos baseando-se no raciocínio de ateu divorciado das interpretações de fé, uma legitimidade exactamente igual à de um religioso que os interpreta eivado de entendimento místico. (…) E este livro é, também por isso, o espanto perante o Universo, a realidade interior de que se afirma, a sinceridade, a lhaneza e a frontalidade com que a descreve.” (do prefácio à 1.ª edição, por António M. Oliveira)



Sobre Onofre Varela



Onofre Varela nasceu no Porto em 1944. Estudou Pintura e seguiu uma carreira de Designer Gráfico em litografias e agências de publicidade antes de entrar nos jornais como ilustrador, cartunista e caricaturista em 1970 como colaborador eventual, e a tempo inteiro desde 1978 até 2000.
Em três décadas de trabalho jornalístico passou pelas redacções de todos os jornais diários sediados no Porto, terminando a carreira profissional por conta de outrem no Jornal de Notícias.
Continua a produzir textos e cartunes para a imprensa regional como freelancer.
Em 2000 dedicou-se ao teatro como actor, tendo recebido formação no TEP (Teatro Experimental do Porto) e actuado no palco do Teatro Sá da Bandeira (Porto).
Sentiu curiosidade pelo fenómeno religioso quando cumpriu serviço militar no norte de Angola (1965-1968), interessando-se pela Antropologia Religiosa. No regresso da guerra estudou-a como autodidacta, e só depois se declarou ateu.
Escreveu o seu primeiro livro sobre ateísmo em 2007: O Peter Pan Não Existe.
Posteriormente, O Homem Criou Deus - Reflexões e um Ateu, numa primeira edição pela edium editores (Dezembro 2011) e numa em segunda edição, revista e aumentada, pela Seda Publicações (Junho de 2024).


LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS