Autora: Rosa María Sánchez Sánchez
Local de Nascimento do Autor: Espanha
N.º de Páginas: 336
ISBN: 978-989-9114-74-6
Depósito Legal: 527056/24
P.V.P. (C/IVA): 25 Euros
(S/IVA): 23, 58 Euros
Capa: Mole
Peso: 587 gramas
Coleção: Memo
Dimensões: 160 X 230 cm
Editora: Lema d’Origem – Editora, Ldª
Cod.Art. – M68
Lombada: 22 mm
Data da 1.ª Edição Fev2024
Sinopse:
«A presente obra é o resultado de um projeto de investigação desenvolvido no âmbito
do curso de Doutoramento em Estudos Culturais, Literários e Inter Artísticos (DELCI).
Teve como base a transcrição e a análise do Catálogo da livraria das Carmelitas
Descalças de Sto. Alberto (Lisboa), um documento surgido na sequência do edital
promulgado em 1769 pela Real Mesa Censória, no âmbito da política de censura do
Marquês de Pombal.
Considerando este documento como a representação do universo de leitura das Albertas, para
além da análise propriamente dita ao conteúdo literário do espólio, foi dedicada uma atenção
especial às escritoras presentes nesta biblioteca, entre as que destaca Santa Teresa de Jesus,
Fundadora do Carmelo Descalço. Tendo em conta a importância que a escrita teve para esta
carmelita, a pesquisa também se focou nas escritoras de Sto. Alberto, o que permitiu (re)descobrir
um conjunto de cinco religiosas, portuguesas e espanholas, que escreveram em algum momento
das suas vidas neste convento lisboeta, talvez, motivadas pela sua primeira prioresa: Maria de
São José Salazar, que fora discípula dileta e direta da Madre Fundadora».
Biografias do Autora:
Doutorada em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Faculdade de Letras
da Universidade do Porto. Investigadora do Centro de Investigação Interdisciplinar
Cultura, Espaço e Memória (CITCEM). Membro do Grupo Nacional para a Discussão do
Horizonte Europa (GNAD). Membro da Comissão de Aconselhamento do Congresso
Internacional Mariana Alcoforado. Professora Adjunta Convidada no Instituto Superior de
Administração e Gestão (ISAG). Desenvolve um projeto de investigação individual que
incide no estudo das práticas musicais nos conventos femininos do norte de Portugal
durante a Época Moderna.

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