2021-12-08. quarta-feira, 16h00:


Paulo Moreiras assinala 20 anos de carreira literária com livro de contos

É com um livro de contos, intitulado O Caminho do Burro, que o escritor Paulo Moreiras assinala o arranque das comemorações dos seus vinte anos de carreira literária, a decorrer até final de 2022 com a publicação de mais obras.
Foi em Setembro de 2002 que Paulo Moreiras publicou o seu primeiro romance, A Demanda de D. Fuas Bragatela, na editora Temas e Debates, que obteve grande acolhimento junto da crítica e foi finalista de inúmeros prémios literários.
Em 2009, publicou Os Dias de Saturno (QuidNovi), que foi galardoado com o Prémio Gourmand na categoria “Best Culinary History Book”, atribuído por um júri internacional do concurso "Gourmand World Cookbook Awards 2010". O seu terceiro romance, O Ouro dos Corcundas, foi publicado em 2011, pela Casa das Letras.
Paralelamente, Paulo Moreiras também se tem destacado pelos livros dedicados à Gastronomia, com títulos como Pão & Vinho - mil e uma histórias de comer e beber (Dom Quixote, 2014), galardoado com o Prémio Gourmand “Best Drink Writing”, pelo júri internacional dos “Gourmand World Cookbook Awards 2014”, e o muito aplaudido Elogio da Ginja (QuiNovi, 2006), galardoado com os Prémios Gourmand “Best Single Subject Cookbook” e “Best Cookbook Photography”, pelo júri internacional dos “Gourmand World Cookbook Awards 2006”.
Referência também à colecção de opúsculos que publicou entre 2007 e 2011, na editora Apenas Livros, sobre a Fava, a Rede de Dormir, a Morcela, a Perdiz, o Tremoço, o Palito, a Cereja e a Ginja.
O Caminho do Burro, uma edição da Editora Visgarolho, de Aveiro, é uma antologia que reúne doze contos, incluindo um inédito, que o autor foi escrevendo e publicando entre 1996 e 2017, em diversas publicações, algumas hoje esquecidas ou de difícil acesso.

Sinopse

O Caminho do Burro é uma antologia dos melhores contos escritos por Paulo Moreiras, entre 1996 e 2017, que andavam dispersos por diversas publicações, algumas hoje esquecidas ou de difícil acesso. Contos onde o picaresco e a malícia do povo português andam de braço dado com as invejas e as cobiças de gente ruim e sem escrúpulos. Uns à procura de uma vida melhor, do amor, da amizade e outros a engendrar estratagemas a fim de estragar os bons planos do vizinho. Um retrato irónico, mordaz e cheio de humor sobre as grandezas e misérias de ser português, com os seus toques de malandro, pinga-amor e desenrascado. Tudo embrulhado pela riqueza vocabular a que Paulo Moreiras já nos habituou. Contos para comer, beber e rir por mais, que assim se dizem as verdades.

Editora Visgarolho

       


LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS