SINOPSE
A HISTÓRIA DA CORRIDA ELEITORAL QUE FEZ TREMER O ESTADO NOVO
Em 1958, em plena ditadura, as eleições preparavam-se para ser mais uma encenação. Mas, ao contrário do que Salazar desejaria, a corrida para a Presidência da República foi um agitar sem precedentes das águas paradas do Estado Novo: Humberto Delgado, um homem do regime e militar no activo, juntou-se à oposição e candidatou-se, apesar da censura, das intimidações da PIDE e do desfecho previsível.
Influenciado pelos anos que viveu nos EUA e pelo modernismo comunicacional das candidaturas de Eisenhower, o «General sem Medo» lançou-se numa campanha com um profissionalismo inédito no país, reactiva e de proximidade, com slogans e soundbites que não se esquecem. Como este livro reconstitui, Humberto Delgado acenou à multidão a partir de descapotáveis e varandas, encheu praças e auditórios, provocando uma onda de entusiasmo democrático que foi o maior «terramoto político» que o regime teve de enfrentar em 40 anos de existência.
BIOGRAFIA Joana Reis
Joana Reis (1980) nasceu em Sintra. É doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma instituição.
É jornalista de política na TVI desde 2003 e, desde 2017, apresentadora do programa Ephemera – Objectos com História na TVI24. Já publicou as obras A Ruptura de Francisco Sá Carneiro com Marcello Caetano (2010), Melo e Castro: O Provedor que dizia sim à democracia (2013) e Breve História do Partido Comunista Português (2019).

LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS