2018-11-28, quarta-feira, 18h15:

apresentação, por Álvaro Miranda e Gonçalo Ferreira, do livro "A libertação de Goa", de Pundalik D. Gaitonde




Pundalik D. Gaitonde (1913-1992) nasceu em Goa, então uma colónia portuguesa, descendente de uma família hindu. Estudou Medicina em Goa e em Lisboa, tendo sido aluno de Egas Moniz. Regressou a Goa em 1948, envolvendo-se na fundação do Goan National Congress, partido inspirado por aquele que lutara pela independência da Índia. Em 1954, foi detido pela PIDE por se manifestar publicamente contra um discurso em que o orador afirmou «aqui também é Portugal», tendo sido depois obrigado pela polícia política a viver no Porto.
Em 1955, foi autorizado a assistir a um congresso médico em Londres, ocasião em que foi convidado pelo governo indiano a fixar-se em Deli, tornando-se a partir daí conselheiro de Nehru para a questão goesa. Em 1961, foi secretário-geral da 1.ª Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), em Casablanca. Nessa altura, viajou pelos EUA e por vários países europeus, procurando apoios diplomáticos para a causa da libertação de Goa.
Depois da independência, tornou-se o primeiro membro do parlamento indiano em representação de Goa. Quando se retirou da vida política, foi viver para Londres, e tornou-se investigador do London Hospital.
Porto de Honra, a cargo da D.ra Edila Gaitonde, viúva do Autor.

CV Álvaro de Miranda

Álvaro de Miranda nasceu no Funchal e cresceu em Ponta Delgada, filho de pai goês e mãe açoriana. Foi para Inglaterra em 1958 com 15 anos juntar-se a seus pais que aí estavam exilados do regime salazarista pelo pai ter tomado uma posição anti-colonialista em relação a Goa. Foi professor de Física na North East London Polytechnic tendo mais tarde passado para o campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Co-fundou um Departamento de Estudos da Inovação na University of East London do qual foi diretor (1992-2000). Foi Presidente da Associação Inter-Universitária Europeia para o Estudo da Sociedade, Ciência e Tecnologia (ESST) (1994-97). Foi ativista no movimento anti-fascista e anti-colonialista em Portugal a partir do estrangeiro entre os anos 60 e 80, participando no movimento estudantil e na organização da emigração económica em Londres. Foi membro fundador da Liga do Ensino e da Cultura Portuguesa, Presidente do International Workers Branch da Transport & General Workers Union, secção sindical de trabalhadores imigrantes em Londres. Após o 25 de Abril co-editou o jornal mensal dedicado à emigração portuguesa Luta Comum.

CV Gonçalo Ferreira

Formação

2018: Google Atelier Digital. Curso de Marketing Digital e e-Commerce.
2012 – 2013: Pós-graduação em Relações Internacionais e Cooperação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Corresponde ao primeiro ano do mestrado com a mesma designação.
2011 – 2012: Pós-graduação em Património na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Corresponde ao primeiro ano do mestrado com a mesma designação. Ramo, mediação patrimonial.
2007 - 2011: Licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
2007: Curso intensivo de Inglês na Escola Secundária APEL: Certificado Nível B1/B2.
2006: Curso de MS OFFICE na Escola Secundária Francisco Franco: Aprendizagem das mais diversas ferramentas que compõem o MS OFFICE.

Experiência Profissional
2018: “Arquipélagos dos Açores e da Madeira – Consonâncias e Dissonâncias. Palestra comparativa dos aspectos políticos, sociais, económicos, históricos, geográficos e culturais dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira.
2017 – 2018: A Pulseira de Ouro e Outras Histórias: Revisão e estruturação do texto. Obra editada pela Casa Dos Açores do Norte com apoio da Fundação Eng.º António de Almeida.
2016 – 2018; Assessoria: Ao Dr. José Manuel Rebelo Tavares, Presidente da Assembleia Geral da Casa dos Açores do Norte.
2016 - 2017: Colaboração na Enciclopédia online knoow.net: Redacção de artigos no âmbito da História, Política, Geografia, Economia e Desporto. 2016 – 2017: Colaboração na tradução (de inglês para português) do livro “A Libertação de Goa” de P.D. Gaitonde: Tradução, revisão histórica e textual. Obra editada pela Tinta-da-china com apoio da Fundação do Oriente.
2014 - 2015: Sport Live Report (SLR) – Relato técnico de jogos de futebol.
2014: Explicações individuais na área da História e Geografia.
2009: Estágio não remunerado no Museu “Quinta das Cruzes” – Função requeria a catalogação e identificação do acervo museológico. Controlo e gestão de sala de exposições.
2005 - 2007: José Ferreira Freitas Lda – Empresa de venda a retalho. Vendedor, contacto com o cliente, venda de bens, gestão de stock e equipamentos.
2004: Participação no projecto/estágio “Juventude e Trabalho”: Programa que visava a adaptação ao mercado de trabalho dos jovens que frequentavam o ensino secundário. Gestão, vigilância e controlo da sala de informática do Instituto de Juventude da Madeira.
2003: Participação no projecto/estágio “Juventude e Trabalho”: Responsável de Piscina.


Voluntariado e Outros Projectos
2018: SnapCity – Recomendações turísticas nas cidades do Porto e Funchal.

As memórias de Álvaro Miranda



LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS