A avaliação das aprendizagens constitui um instrumento fundamental para
aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. A qualidade desse instrumento depende essencialmente da competência dos professores para construírem itens e testes que tenham validade interna e que, efetivamente,
avaliem as aprendizagens que é suposto avaliarem.
Os autores visam através deste livro contribuir para o incremento da qualidade
de ensino nas escolas portuguesas através da melhoria dos testes educacionais
em termos da sua validação científica, psicométrica e estatística
Biografias
Alberto Céspedes
Autor, editor e promotor de manuais escolares, livros e projetos educativos e
culturais desde há mais de 25 anos. Licenciado em Geografia e História, na
especialidade de História Contemporânea pela Universidade Complutense de
Madrid (Espanha), Pós-graduado em Direção Estratégica de Empresas (Instituto
Universitario de Posgrado, Madrid, Espanha), especialista em Gestão de Instituições de Economia Social (CRIAP Instituto, Porto) e investigador do Centre
for Innovation in the Social Sciences (ISLA-Gaia, Portugal).
Jacinto Jardim
É Investigador Integrado no Departamento de Ciências Sociais e Gestão, da
Universidade Aberta; Cocoordenador do Centro de Estudos Globais; e Diretor
do Gabinete Empreende – Educação para o Empreendedorismo e Cidadania
Global, da Universidade Aberta, Portugal. Fundador e Presidente do Fórum
Internacional Permanente de Educação para o Empreendedorismo (FIPEE),Tem
uma vasta obra publicada destacando-se, entre os mais recentes: 365+ Dicionário de Empreendedorismo (2022) e Empreende: Manual Global de Educação
para o Empreendedorismo (2021).
Rense Lange
Nasceu na Holanda e estudou psicologia na Universidade de Groningen antes
de fazer o mestrado em ciências da computação e o doutoramento em psicologia na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA, onde lecionou
em ambas as áreas por 8 anos.Atualmente é Diretor do Laboratory for Statistics
and Computation at ISLA-Gaia. Trabalhou extensivamente como psicometrista
líder em Avaliação Educacional e foi responsável pela solidez dos testes anuais
de 1,5 milhão de estudantes do Illinois. É (co-) autor de mais de 100 artigos e
livros, nas áreas de inteligência artificial, educação, psicologia e psicometria.
Yochanan Moran
Yochanan Moran, é graduado pela Universidade de Illinois,Urbana-Champaign,
nas áreas de estatística e computação, com especialidade em modelamento
dos processos científicos. É um dos herdeiros intelectuais de William Stout, e
é membro do centro de investigação no ISLA-Gaia "Laboratory for Statistics
and Computation”.