b UNICEPE
2023-09-28, quinta-feira, 18h00:
Lançamento do livro "POESIA CUBISTA - EsPicasso o Azul e o rosa", de Maria Antónia Jardim
com apresentação de Manuel Curado, professor na Universidade do Minho.


Videos da apresentação:


     

Maria Antónia Jardim é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Mestre em Literaturas Clássicas Comparadas pela Universidade Clássica de Lisboa. Pós- doutorada em Arte Terapia.

Discípula de Paul Ricoeur, é especialista em estudos hermenêuticos e simbólicos.

Directora do Pelouro da cultura do Ateneu Comercial do Porto ( 1984 / 1994), dirigiu a Revista “Simbólica” em que se comemoram os 100 anos da partida de Camilo Pessanha para Macau.

Professora Universitária, com Agregação em Psicologia da Arte; investigadora no CLEPUL.

Durante 10 anos leccionou Psicologia da Educação e Psicologia da Arte, na UFP-Porto.

Coordenadora do 1º Mestrado na Europa em Criatividade e Inovação da UFP.

Durante o seu percurso académico foi bolseira da Gulbenkian; do Instituto filosófico de Nápoles; da Fundação Oriente; FCT; da Fundação Luso-brasileira e bolseira do ministério da Educação para o seu Doutoramento.

Foi formadora no Instituto CRIAP. (Coordenadora de Pós- Graduações em Arte Terapia e Waking Dream Therapy e Cursos sobre Biblioterapia e Cineterapia, presenciais e em E- Learning.). Responsável pelo protocolo entre o CRIAP e a SISPI ( Escola Internacional especialista em processos imaginativos, com sede em Milão) e a Net work internacional de Waking Dream Therapy, sediada em Malta ( da qual faz parte).

Professora de Psicologia da Arte no Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes- Porto.

Orientadora de vários Cursos sobre Imaginário Onírico e Arte Terapia, em Portugal e no Brasil ( Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Santa Cruz do Sul) e estágios de Raja Yoga na Índia e Oxford.

Escritora e Pintora, publicou diversos livros académicos, sobre Hermenêutica, Simbólica, Psicologia da arte, imaginativa onírica e novas pedagogias; possui artigos em diversas revistas universitárias internacionais com per review. Como por exemplo:

“ A Lição de Alice: Maravilhas da linguagem” in Revista SIGNO, da UNISC, v.41 ( 2016) Especial Colóquio Nacional de Leitura e cognição; Univ, Sta Cruz do Sul, Brasil.

Ou
“Hermenêutica e Simbólica: De Paul Ricoeur a Camilo Pessanha”, RCI, 56, ( 2018) Revista de Cultura da Universidade de Macau. Edição Internacional, ISSN 1682-1106.

Organizou e participou em inúmeros Congressos , seminários e Conferências a nível nacional e internacional, a saber: Bruxelas ( embaixada de Portugal); Macau ( Instituito Politécnico de Macau); Milão ( Escola Internacional de Processos imaginativos), Brasil ( Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Sta Cruz do Sul) , Santiago de Compostela( Universidade); Paris ( Sorbonne), e Universidade de Edimburgo, Escócia. Viajou até à Biblioteca Alexandrina, no Egipto, onde apresentou o seu livro sobre crianças índigo e novas atitudes pedagógicas, em 2009. Desde Março de 2011, tem vindo a esboçar um projecto, ainda em embrião, com dois professores da Universidade de Harvard, a Professora Shirley Carson (Creative Psychology) e o Professor Howard Gardner ( Multiple intelligences), sobre a importância dos sonhos nas escolhas de vida no sujeito.

É colaboradora do Jornal “Artes entre as Letras” e da Wall Street International magazine. Deixo aqui 2 links de artigos publicados: https://wsimag.com/pt/cultura/66379-biblioterapia https://wsimag.com/pt/bem-estar/24998-o-viver-narrativamente

Fez o Curso de cinema da FAOJ, com Mário Moutinho. Possui o Curso de Defesa Nacional ( CDN Porto- 98). É Formadora de Professores, membro da Casa do Professor.

MARIA ANTÓNIA JARDIM / A. SINAI

Relativamente à pintura, o seu nome de pintora é A. Sinai e o seu primeiro quadro aconteceu aos 18 anos. Foi a primeira pintora no mundo a transformar quadros em jóias, o que lhe valeu o elogio epistolar da Rainha de Inglaterra, Isabel II, em 2008, aquando os 120 anos do nascimento de F. Pessoa. O segundo momento de metamorfose foi no ano seguinte com a Jóia do Douro, um quadro transformado em medalhão / alfinete ao jeito de D. Antónia Ferreirinha, em prata, ouro e pedras preciosas. A terceira vez foi quando a Jóia da Alice, exposta no Museu Nacional Soares dos Reis, deu lugar a um alfinete / medalhão em Ouro e esmalte, em 2010.

Em 2007, com a curadoria do Professor Daniel Serrão, fez uma Exposição individual na Casa do Médico, no Porto, celebrando os Anjos da cidade onírica.

Celebrou os 30 anos de pintura em Fev. de 2012 na Livraria Lello, no Porto.

Um dos seus quadros, foi o seleccionado para ser o rótulo da colecção numerada de garrafas da Jvc Holding que celebram os 150 anos do Amor de Perdição. (2012)

Participou na LICE: Lisbon International Contemporary Exhibition 2014.

Em 2016 apresentou mais uma vez a transformação de quadros em jóias: 2 corações em ouro e prata pela mão da Topázio, correspondendo a 2 acrílicos, corporizando o projecto “ De Alma e Coração” na Exposição “ A Saudade na Geografia Feminina” no Palácio da independência. No final de 2016 criou a Jóia Gnóstica…ainda pela mão da Topázio.

Em 2017 criou uma Jóia Ritual, com parceria Topázio. A sua apresentação pública teve lugar no Museu dos Terceiros de Ponte de Lima, no âmbito de uma Exposição de arte internacional.

Ainda em 2017, criou a Jóia de Camilo Pessanha para comemorar os seus 150 anos, de nome. Claves de lua e Sol, apresentado no Porto, no Palacete Villar D `Allen, em Lisboa, no Casino Lisboa na UNITYGATE; e no Clube Militar, em Macau. Em 2018 apresentou a Jóia de Pessoa, em homenagem aos 130 anos de nascimento de F. Pessoa, a convite do director do jornal “Tribuna de Macau”, Dr. José Rocha Diniz, no Clube militar de Macau, no mês de Abril e em Lisboa, no mês de Junho. Publicou o seu primeiro livro aos 15 anos, aos 19 ganhou um Prémio de Contos e conta agora com 7 livros de ficção, publicados entre 2006 e 2016 e apresentados nacional e internacionalmente, em embaixadas e consulados europeus.

O seu oitavo romance : “ Alice no País dos livros “foi apresentado em 2017, na Livraria Lello, versão portuguesa e inglesa, no ano em que a artista celebrou 38 anos de escrita e 35 anos de pintura.

Em Maio de 2019 apresentou na Cooperativa Árvore, no Porto, o quadro e a Jóia que celebra 100 anos de nascimento de Sophia de Mello Breyner: A Jóia do Mar, e em Setembro de 2019 apresentou este quadro e jóia na embaixada de Portugal em Bruxelas.

Em 2020 apresentou o seu 12ª livro de ficção: O leque das descobertas e a Hora H de F. Pessoa. na Livraria Parlamentar, em Lisboa, com intervenções de José Cesário e do General Rudolfo Begonha.

Ainda em 2020 apresenttou a Jóia de Portugal, o esplendor, com parceria Luíz Ferreira; no Palácio da Bolsa, no Porto, com intervenção de Joel Cleto.

Em Outubro de 2021 apresentou a Jóia de Amália- Meu Fado , Meu Destino; meu céu de nascimento- na Casa da Amália, em Lisboa, a comemorar os seus 100 anos.

Em Março de 2022 apresentou a Jóia de Camões: Canto IX, no Ateneu Comercial do Porto e na Fundação Casa de Macau, com intervenções de Nassalete Miranda e de Clara de Almeida, respectivamente, comemorando os 450 anos da 1ª edição de Os Lusíadas.

Apresentou as Jóias dos escritores, incluindo a Jóia de Saramago: Prosperidade Cultural, na Livraria Menina e Moça, em 26 de Maio, Lisboa.

Em Julho de 2022 apresentou a Jóia da Rainha Santa, no Café Santa Cruz, em Coimbra. A 30 de Novembro de 2022 o Professor José Esteves Pereira apresentou a sua Jóia Romã e o Conto. A Romã Mágica, no Grémio Literário, em Lisboa.

Março de 2023, irá apresentar o quadro: Rosa Cubista e a Jóia de Picasso, na Porta Treze, Vila Nova de Cerveira e o livro de Poesia cubista, 25 Março.

Em Março / Abril vai ministrar o Curso de Psicologia da Arte no MIPPO.








LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS