| |
Sinopse:
O livro NO SEMINÁRIO MAIOR sai em plena actualidade. Passa-se nos anos sessenta do século passado e vem constatar a dificuldade do aggiornamento da igreja em Porugal e da conivência entre a igreja e o poder. Constata a vontade de uma juventude querer transformar o mundo e a igreja. Um romance que aponta os problemas, que constata, que reflete.
É a primeira vez que a literatura entra dentro de um Seminário Maior para analisar, refletir, denunciar, decifrar, interrogar, comunicar, observar.
Biografia
Joaquim Tenreira Martins nasceu em 1945, em Vale de Espinho, Sabugal. Cursou Filosofia e três anos de Teologia no Seminário Maior da Guarda, tendo-se diplomado em Teologia, em 1970, em Lisboa, no Instituto Superior de Estudos Teológicos. Fixou-se em Bruxelas em 1972 onde concluiu o mestrado em Ciências Políticas (Universidade Católica de Lovaina) – reconhecimento pelo ISCSP — Lisboa e, posteriormente, o mestrado em Direito (Universidade de Lovaina e de Lille). Foi professor de Português no Institut Supérieur de Commerce International de Dunkerque, em França.
Trabalhou no Serviço Social e Jurídico na Embaixada de Portugal em Bruxelas.
Em 2008, publicou Viagens na Minha Infância — Lembranças Romanescas, escreveu, em co-autoria, uma obra sobre o tempo de Napoleão: Sabugal e as Invasões Francesas. Em 2016, em Paris, publicou Visages de l’Émigratin Portugaise e, no ano seguinte, a ficção Rostos da Emigração, em Bruxelas. Em 2019, publicou o seu primeiro livro de poesia: Meu País é a Diáspora - Sonetos.
Colabora regularmente na imprensa regional e em blogues colectivos, abordando temas de cultura geral.
|