Noites de Poesia e Música

Sobre a Poesia de José Régio


24 de novembro de 2010

Canções por Fernando Ribeiro (letra, música, guitarra e voz) e Pedro Sá (violino)

ENCERRAMENTO

Com o encontro do passado dia 2010-11-24, cumpriu-se mais um ano de Noites de Poesia e Música da UNICEPE.

Como remate e em jeito de homenagem, gostava de lembrar aqui o nome de uma mulher que há 55 anos, mais precisamente, no dia 1 de Dezembro de 1955, escreveu, sem papel e sem pena, um dos mais lindos poemas da humanidade.

Nessa altura, vigorava nos Estados Unidos a humilhante e vergonhosa lei da segregação racial. Entre outros vexames, os negros, nos transportes públicos, tinham de ceder o lugar aos brancos.

Rosa Parks, assim se chamava a senhora, era negra. Tinha 41 anos e acima de tudo uma grande consciência da sua dignidade como ser humano. Trabalhava a dias! Estava cansada de tanta humilhação a que os negros eram sujeitos. Numa afirmação pessoal, começou a andar a pé. Entretanto, ficava sem tempo para cuidar da sua casa e dos seus meninos.

Ao cair do dia 1º de Dezembro de 1955, na cidade de Montgomery, Rosa Parks regressava a casa. Mortificava-a o pressentimento de que talvez não voltasse a ver os seus entes queridos.

Tomou o autocarro. A dado momento, foi interpelada para que desse o seu lugar a um branco. Recusou-se a fazê-lo. Foi presa. Foi presa por isso!

Mas este seu gesto iluminou a mente de milhares e milhares de negros e milhares e milhares de vezes foi repetido até à abolição da maldita lei de segregação racial.

Rosa Parks morreu em Novembro de 2005, com a bonita idade de 91 anos.

Analfabeta, que lição humana nos legou! Que poema!

Queiramos nós, que cultivamos a poesia nestes encontros da UNICEPE, ser poetas do jeito desta mulher e até as estrelas do céu se nos vêm juntar em hossanas de glória, pela dignidade humana.

José Silva

     


Videos produzidos por NOVELARTECINE a quem reconhecidamente agradecemos

Introdução Rui Apresentação José Silva Bruna Meireles
Luísa Meireles Fernanda Cardoso Fernando Ribeiro Maria de Lourdes
Julio Fernando Ribeiro Ana Santos
José Silva Carlos Andrade Rui Vaz Pinto


Fotografias por Ana Almeida Santos


Fotografias por Rui Vaz Pinto