98º Jantar de Amizade UNICEPE



Fado novo Cultura Viva - Fado Vivo Cultura Nova

Com MÁRIO ANACLETO, CARLOS JESUS, PAULO LARGUESA

Sexta-feira, 15 de Maio de 2009, 19h45m


FADO DE COIMBRA

1. Verdes Anos - Carlos Paredes (Instrumental)
2. Incerteza – Tavares de Melo
3. Olhos claros
4. Serra d’Arga – Luis Goes
5. Valsa do passeio Público - Carlos Jesus (Instrumental)
6. Guitarra Carpideira - Mário Anacleto
7. Mondego porque te calas – Mário Anacleto
8. Variações em Rém - Instrumental
9. É fogo a cor dos teus olhos – Mário Anacleto
10. Quando os sinos dobram
11. Fado para um amor ausente – António Portugal/Manuel Alegre




Ementa: Água, sopa Juliana, bacalhau com espinafres, vinho maduro tinto Vila Régia, mousse de chocolate no forno, café, Porto Poças.
Preço: 20,00 €

Para o jantar (às 19h45m): Inscrições antecipadas na
UNICEPE - COOPERATIVA LIVREIRA DE ESTUDANTES DO PORTO, CRL
Praça de Carlos Alberto, 128-A
4050-159 PORTO
Telefone (+351) 22 205 66 60
Unicepe@net.novis.pt

Para a tertúlia, após o jantar (cerca das 21h30): entrada livre

MÁRIO ANACLETO

Diplomado com o Curso Superior de Canto do Conservatório de Música do Porto, na classe da Professora Fernanda Correia, trabalhou também com os professores Mark Brown (Música Antiga), Montsserrat Figueras (Técnica e interpretação da Música Ibérica), Rudolf Knoll (Técnica e interpretação da Ópera), Mme. Ré Koster (Interpretação do Lied) e José de Oliveira Lopes (Lied e Ópera). Tem realizado numerosos recitais a solo com Piano, Guitarra, Órgão e com Orquestra e participa como artista convidado em numerosas récitas de ópera, a convite do Círculo Portuense de Ópera, do Porto. Desempenhou papeis nas óperas La Traviata, Madame Butterfly, Carmen, Rigoleto, Amhal and the night visitors entre outras. Foi co-fundador e solista do Grupo de Música Vocal Contemporânea (1974/81), apresentando-se em numerosos Festivais Internacionais de Música, nomeadamente Lisboa, Estoril/Cascais, Berlim, Erfurt, Dresden, Leipzig, Bratislava, Vigo, Sevilha e Córdoba, apresentando primeiras audições de obras de Fernando Lopes Graça, Joly Braga Santos, Maurice Ohana, Ligeti, Luciano Berio, Tomas Marco e Luis de Pablo, entre outros.

Colaborou com a RTP e a RDP em diversos programas, quer como artista convidado quer como divulgador da Cultura Musical. É professor no Conservatório de Música do Porto de que foi director entre 1994/96, período durante o qual introduziu a classe de Jazz e promoveu a criação da Banda de Jazz, da Banda Sinfónica, do Grupo de Música Antiga e do Quarteto de Saxofones. É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em História da Arte pela mesma Universidade. Obteve o DEA na Universidade Complutense de Madrid na área da Comunicação e é Doutor em Música pela Universidade Nacional de Música de Bucareste na cátedra do Prof. Dr. Grigore Constantinescu, tendo defendido tese sobre "A Canção Portuguesa com Piano no séc. XX – Musicologia e Interpretação".

Actuou recentemente em El Salvador, com a Orquestra Sinfónica da capital e em várias cidades da Roménia, designadamente, com a Orquestra de Câmara de Bucareste e a Orquestra Filarmónica de Rimnicu Valcea. Actuou recentemente em Roma, no Instituto de Santo António, com o maestro Massimo Scapin e em S. Paulo com o Quarteto Baccarelli. A convite da Embaixada Portuguesa em Bucareste realizou recentemente duas memoráveis noites de Fado de Coimbra, na capital romena e na cidade industrial de Pitesti. Autor de diversas conferências e trabalhos é autor de “Fado, itinerários de uma cultura viva”, “Crónica dos dias bons” em edição da Mill-Books e tem em preparação “Fernando’s em Pessoa – ensaios sobre o expressionismo português” e os romances “Dracma de Lisboa” e “Enfados de Camila”. Está Convidado para actuar de novo em Itália, Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

CARLOS JESUS

Natural de Coimbra, desde muito cedo inicia a aprendizagem da Guitarra Portuguesa com os seus dois grandes mestres, António Brojo e António Portugal, integrando, assim, com Aurélio Reis e Luís Filipe, o Quarteto de Guitarras, suporte instrumental do Grupo de Guitarras e Cantares de Coimbra.

Ao longo dos anos tem vindo a colaborar, quer em espectáculos, quer em gravações discográficas, com cantores como: Vitorino, Janita Salomé, Luís Goes, António Bernardino, Arlindo de Carvalho, Fausto, Augusto Camacho, Fernando Rolim, José Cid, Pedro Barroso, José Mesquita, Paulo Bragança, Almeida Santos, Zeca Medeiros e Mário Anacleto, entre muitos outros…

A solo, ou integrado em grupos, tem realizado espectáculos por todo o país e por todo o mundo.

PAULO LARGUESA

Natural de Coimbra onde, desde muito jovem, tem desenvolvido intensa actividade como viola em casas de Fado, quer como solista, quer como acompanhador. Elemento integrante de vários grupos profissionais tem o seu nome ligado a diversas gravações e produções no universo do Fado de Coimbra.

A sua maneira de acompanhar o fado, com a criatividade e o rigor que este estilo exige, tem sido reconhecida pela crítica e comentários bloguistas, considerando-o um guitarrista muito sensível e talentoso, o completo acompanhador do Fado de Coimbra.

Requisitado por várias casas típicas de Coimbra, assinala a sua presença com a subtileza, o gosto e a perfeição do seu dedilhar. Nos últimos anos tem trabalhado com Carlos Jesus, acompanhando, quer em espectáculos, quer em gravações discográficas, cantores como: Vitorino, Janita Salomé, Luís Goes, Arlindo de Carvalho, Augusto Camacho, Fernando Rolim, José Cid, Paulo Bragança, Almeida Santos, Zeca Medeiros e Mário Anacleto, entre outros...…

  LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS