Esperanto – Perguntas frequentes


Nunca estudei uma língua sozinho. Será que vou conseguir? Sim, tal como milhões de pessoas o fizeram desde 1887. O esperanto tem um sistema gramatical fácil de aprender. Com a Gramática Fundamental de Zamenhof, o Vocabulário Básico Esperanto-Português e as lições, poderá começar a comunicar-se em esperanto. No decorrer do estudo, quando tiver dúvidas, consulte a gramática e o vocabulário.(…). Tome muita atenção a todas as explicações, estude com gosto, leia em voz alta e faça revisões. Outros esperantistas poderão ajudá-lo no grupo: http://groups.google.com/group/esperanto-em-portugal

O que é o esperanto? O esperanto é uma língua planeada, que nasceu das línguas naturais, e é dotado de uma estrutura concebida intencionalmente para ser usado como língua internacional.

Qual o objetivo desta língua? Facilitar as relações internacionais e o respeito mútuo entre os povos, tornando-se um veículo para a paz mundial.

Que povo fala esperanto? O esperanto não deve ser a língua de nenhum povo, mas de relação entre todos os povos.

Vale a pena aprender esperanto? Quem aprendeu esperanto considera-o uma aquisição importantíssima, pois o esperanto abre janelas para o mundo.

O esperanto é difícil? Pelo contrário. O esperanto foi concebido para ser um instrumento de fácil aprendizagem, a fim de que todos os povos se possam entender. Esta língua aproveita aquilo que as línguas naturais têm de mais regular e acessível. Trata-se pois de uma língua concebida propositadamente para o internacionalismo.

Existe uma cultura esperantista? Os seres humanos, em relação uns com os outros, produzem cultura. Deste modo o esperanto reflete uma cultura internacional constituída pelas relações internacionais entre pessoas e grupos que falam esta língua.

Há crianças a falar esperanto? Sim. Muitos esperantistas falam em esperanto com os filhos desde o berço. Estas crianças são bilingues, trilingues e por vezes multilíngues.

O inglês não é a solução mais adequada enquanto língua internacional? O inglês é usado internacionalmente não por razões intrínsecas à própria língua, mas por ser a língua dos E.U.A. que dominam o mundo. O francês e outras línguas já tiveram o mesmo papel na história da humanidade. Nenhuma língua natural foi concebida com recursos linguísticos específicos para servir os interesses de língua internacional. O esperanto sim.

Quantos esperantistas há no mundo? Não há estatísticas. Nas maiores cidades de todo o mundo há esperantistas e associações de esperanto. Todos os anos ocorrem congressos de esperanto com milhares de participantes.

Há música em esperanto? E filmes? Sim, há música e filmes em esperanto, como nas outras línguas, mas em quantidade muito menor.

Os famosos acreditam no esperanto? Umberto Eco, Lula da Silva, Tito da Jugoslávia, Tolstoi, René de Saussure (um dos criadores da linguística moderna), o papa João Paulo II e muitos outros, acreditaram no esperanto, e muitos deles falavam esta língua. A Associação Universal de Esperanto e a Liga Internacional de Professores de Esperanto mantêm relações oficiais com a UNESCO. Desde 1952 que a UNESCO aconselha os estados-membros a divulgarem, promoverem e ensinarem o esperanto.

Como está o esperanto representado na internete? Por muitos milhares de páginas em centenas de línguas e em esperanto mesmo. Faça uma busca na internete e verifique. Este livro contém uma página com ligações à internete. Pode começar por esses sítios.

Então porque não se aprende esperanto na escola? As boas ideias demoram tempo a enraizarem-se. Contudo, já há escolas e universidades, em vários países, onde ocorreram e ocorrem cursos de esperanto. Na Hungria e na Polónia fazem-se graus universitários de esperanto.

(in La Karavelo, de João José Santos)

  LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS