PALCO 196 – BALANÇO DO ANO 2023
No plano Nacional a queda do Governo coloca-nos novos
desafios para os idos de março, vamos esperar pelo bom
senso dos eleitores e pelo triunfo, uma vez mais, da democracia
portuguesa!
Lamentar mais de 10.000 sem abrigo em Portugal, quando
em Lisboa se constrói, na Graça, um Tl com o valor de 450.000
euros! Vergonha total!
No plano internacional lamentamos a continuação da guerra
na Ucrânia e o novo conflito entre Israel e a Palestina - de frisar
que não é contra o Hamas, é contra a Palestina! - conflito que
parece acentuar-se e que poderá prolongar-se no ano 2024.
Os 50 anos do Golpe de Estado no Chile, e a morte de Joan
rner, a viúva de Victor Jara, pouco antes da extradição dos
USA do assassino do seu marido. Após a morte de Vítor, Joan
dedicou-se a perpetuar a sua memória, o seu trabalho e os
seus valores. Em 1984, escreveu Uma Canção Inacabada:
Vida de Victor Jara e fundou a Fundação Víctor Jara.
Boa notícia: Trump impedido de participar nas eleições
primárias do Colorado em 2024. Foi a primeira vez que um
tribunal impediu um candidato presidencial de participar numas
eleições, ao abrigo de uma disposição da Constituição de 1868
que impede os radicais de ocuparem cargos. (DN 20 Dezembrc
2023) - Vamos esperar pelo resto dos acontecimentos nos
USA.
No plano teatral, o Teatro Nacional São João/TNSJ afirma-se
como o melhor e mais activo espaço de representação,
acolhimento e experimentação teatral do norte do País. Com
belas produções, entre as quais podemos destacar como
espectador: As Bruxas de Salém de Arthur Miller, Um Sonho de
Strindberg, O Canto do Cisne de Tchekhov, e ainda Suécia,
primeira experiência teatral de Pedro Mexia, todas com
encenação de Nuno Cardoso, excepto Um Sonho, encenada por
Bruno Bravo. Também tivemos Longa Jornada Para a Noite, de
Eugene O'Neill, coprodução entre o TNSJ e o Ensemble
Sociedade de Actores, com encenação de Ricardo Pais.
Assinala-se o regesso de duas produções a partir da obra
dramatúrgica de Bernardo Santareno (1920-1980). "Numa
sessão dupla dedicada a um dramaturgo único. Com o mesmc
elenco de atores e no interior do mesmo dispositivo cenográfico,
o encenador João Cardoso promove o encontro e o diálogo entre
dois espetáculos recentemente estreados nos palcos do TNSJ.
No coração deste resgate encontramos Bernardo Santareno
(1920-1980), dramaturgo decisivo do século XX português, "um
talento obsessivo e sombrio", nas palavras de Jorge de Sena.
Promessa (1957) e O Pecado de João Agonia (1961)"(infonnação
TNSJ).
Também foi o ano do lançamento de 25, álbum fotográfico que
celebra um quarto de século de existência do Ensemble
Sociedade de Actores, que integra entre outros, Jorge Pinto e
Emília Silvestre. E da homenagem em que o TNSJ, prestou um
tributo à poeta Ana Luísa Amaral (1956- 2022), com uma
leitura encenada dos seus poemas e dos de autores que
traduziu.
Nos dias 11 e 12 de dezembro o Teatro Nacional São João
acolheu a primeira Conferência Internacional do ARTHE
Arquivar o Teatro, um projeto do Centro de Estudos de Teatro
da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A continuidade do FITEI/ Festival Internacional de Teatro de
Expressão Ibérica em 2023, inaugurado oficialmente em 1978,
que este ano reafirmou a sua importância na divulgação digital
da sua programação; novembro foi o último momento de
programação do FITEI Digital em 2023. Ao longo deste ano, que
marcou o início da existência pós-pandémica da plataforma,
construímos uma programação heterogénea e internacional,
apostando sempre na difusão e produção de projetos que
transportam a ideia de performance - e de presença - para a
esfera digital. Entre eles, contamos a primeira encomen
original do festival, integrada na Coleção Original, alguns
trabalhos adaptados, pela primeira vez, para um contexto
online, e espetáculos e curtas-metragens com circulação prévia.
No total, são 15 os artistas/ companhias que ocupam a nossa
plataforma este ano. (informação do Fitei-23)
A realização do V Festival Internacional de Teatro José
Guimarães, organizado pela Tuna de Santa Marinha - Vila
Nova de Gaia, na qual participaram além das companhias
profissionais de Teatro, as escolas de teatro da cidade do Porto;
o Ballet Teatro-Escola Profissional do Porto e a licenciatura em
Teatro da Escola Superior Artística do Porto/ ESAP.
E como sempre o regresso do Fantasporto, a bela obra
cinematográfica/festivaleira idealizada por Mário Dorminsky
Beatriz Pacheco Pereira, na 43. a edição do festival, que este
ano aconteceu entre os dia 24 de fevereiro e 4 de março, no
histórico Cinema Batalha, agora denominado Batalha / Centro
de Cinema.
O Batalha/ Centro de Cinema cumpriu este mês um ano de
atividade cheio de ciclos, exibições e sessões académicas; um
êxito total de público e audiência!
E cumpriu-se uma vez mais o encontro com o FIMP/Festival
Internacional de Marionetas do Porto, cujos objectivos estavam
direcionados à: "Memória, imagem e manipulação.
programação do fimp'23 articula, na sua pluralidade,
combinatórias possíveis entre estes conceitos. A experiência
subjetiva da vida a acontecer, num mundo sempre em
movimento, inspirou a montagem de alguns dos espetáculos que
se apresentam. Lembrar e esquecer, evocar e reconstruir,
atualizar - tudo isto são funções da memória que operam a partir
da criação e da manipulação de imagens. Nesta edição
também no encontro de cada um(a) de nós com a História,
enquanto processo de transformação social e política que somos
interpelados" (FIMP/23)
Lamentamos as mortes do encenador Carlos Avilez (1935-
2023), o encenador experimentalista e fundador do Teatro
Experimental de Cascais, e mais próximo de nós, nas
cercanias, o desaparecimento de Manuel Ramos Costa,
fundador e encenador da Companhia de Teatro Contacto, de
Ovar. Nascido no lugar da Ribeira, em 1956, foi neste ambiente
de costumes e tradições ancestrais respeitosamente
preservadas, que se desenvolveu o espírito irrequieto e criativo
de Manuel António da Silva Costa — o seu nome de registo e de
baptismo -, que viria a desabrochar no escritor, no poeta, no
pintor, no dramaturgo.
E desejamos um Bom Ano 2024, cheio de Teatro e PAZ!
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