lançamento do livro "O instrumento do "Diabo"



Dia 14, quarta-feira, das 18h00 às 20h:

lançamento do livro "O instrumento do "Diabo": Música, Imaginação e Marginalidade", de Carlos Stasi.



O professor doutor Carlos Stasi vem a Portugal arguir nas provas de doutoramento de FERNANDO CHAIB, na Universidade de Aveiro. (FERNANDO CHAIB - www.myspace.com/fernandochaib / www.myspace.com/simantra tem participado nas nossas sessões da Roda de Choro do Porto).




Sinopse:

Este livro traz um compositor-percussionista na condição de autor-escritor que realiza um ensaio teórico a partir de um fazer expressivo-artístico. O autor, especializado em instrumentos de percussão, traz reflexões a partir de seus experimentos com o instrumento denominado reco-reco, que não tem reconhecimento na música erudita.

A partir de suas realizações criadoras envolvendo esse e outros instrumentos sem "nobreza", o músico iniciou um processo reflexivo que inclui atividades como músico e compositor, suas experiências com a sonoridade daquele instrumento, seu uso, e sua posição no contexto da música.

Outros aspectos foram se ampliando e se entrecruzando com diversidade de enfoques e por meio de metáforas. Os pensamentos, assim, atingem dimensões da política, filosofia, sociologia, antropologia a estética. São questionados valores estabelecidos, relações de poder na música e no cotidiano e experiências humanas.

O pesquisador surpreende, portanto, pela capacidade de expandir sempre as possibilidades de pensamento sobre temas diversos, mesmo partindo, por exemplo, de uma experiência aparentemente restrita em torno de um instrumento de percussão tido como inexpressivo.

Sobre o Autor

Possui graduação em Música, com bacharelado em Instrumento Percussão (1984) pela Unesp, onde é professor. Fez mestrado em Percussão (World Percussion) (1995) pela California Institute Of The Arts (Calarts) e doutorado em Filosofia - Humanidades (1998) pela University Of Natal, Câmpus de Durban (África do Sul). É constantemente convidado a se apresentar como solista e com o seu projeto em parceria com o percussionista Luiz Gello (Duo Ello) em países dos continentes Americano, Europeu, Asiático e Africano. Como pesquisador desenvolveu uma forma própria e virtuosa de tocar os instrumentos considerados "marginais" (raspadores, instrumentos étnicos, dentre outros) no universo da música contemporânea erudita e popular.

Fernando Chaib

www.myspace.com/fernandochaib
www.grupodurum.com.br
www.myspace.com/simantra



  LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS