Apresentação, com André Machado, do livro de
Dália Dias,
MAIS A NORTE, PRUMOS
Dália Fernanda de Oliveira Carvalho Dias
Data de nascimento: 30/04/1957
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português-Francês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1981
Obtém o grau de Mestre em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas, com a classificação de Muito Bom, defendendo a dissertação Caranguejo de Ruben A - labor poético e indeterminação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1995.
Obtém o grau de Doutor na Universidade Nova de Lisboa, com a tese de Doutoramento, A Escrita Dissidente - autobiografia de Ruben A., em 2004.
Integra, desde 2005, o grupo de investigadores da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), trabalhando no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde orienta Doutoramento.
Principais publicações, participações e trabalhos:
"Gonçalo Mendes Ramires: o triunfo da mediania e a hipótese não-historicista", revista Encontros, nº1, da Sociedade de Intervenção e Estudos Patrimoniais a cujo grupo fundador pertenceu.
"Sepúlveda, deriva de leitura e outros naufrágios", em Literatura e Pluralidade Cultural, Actas do 3º Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Lisboa, Edições Colibri, 2000.
Entre o Douro e o Minho - Ruben A. espectador do mundo, Congresso de Literatura Galega e do Norte de Portugal, Santiago de Compostela, Ed. Xunta de Galicia, 2001.
Colabora no Projecto Enciclopédia e Hipertexto, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa/Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Comissaria a Exposição/Colóquio Ruben A. - Tempo Escrita Memória, patente na Galeria do Palácio - Biblioteca Almeida Garrett, Porto, de Maio a Julho de 2003.