2014-12-15, segunda-feira, 18h30:


Apresentação do Livro "Cronicas das Minhas Teclas", de Antunes Ferreira






" Amigo, acabo de ler o teu magnífico livro. Mais do que crónica, é um livro de memórias, estupendo livro de memórias, bastaria não seres modesto com aquilo das tuas teclas nem pores o s nas crónicas. É uma crónica de vida, a querer mais e mais, como as entrevistas e bastidores de que falas, por exemplo. A Raquel é um contraponto criptovigilante, que não te deixa andar de pilinha vadia. Nem armares ao lusitano macho. A prosa bem-humorada, culta. sadia, limpa, é como se quer, Não és emproado filho de tareco nem tens lambidelas de beiços como o outro, nem falas de alto à maneira de outros croniprosistas que tais, nem leccionas à liberal, contas o que tens a contar: boas histórias e a gente parece que até esteve lá contigo nas borlas da TAP, na bolsa da dona Raquel! És um repórter com vídeo nas teclas, ora tal, com emoções transmitidas e não tens orelhas pró lado como o outro, o livro só chateia quando se chega ao fim e a gente diz jáááááá?!!!!! Só lamento não ter lido os livros ó patrás, nem na Bertrand sabem deles que já lá fui hoje de manhã. Como aspecto está um belo objecto, cuidado, viva o Ribeirinho. Como diria o Tomás, do teu livro só posso dizer um adjectivo: gostei. Abração ao casal Ferreira da Travessa do cujo. Zé Viale"

(Mensagem de José Viale Moutinho, do dia seguinte à apresentação)


HENRIQUE ANTUNES FERREIRA

Do quarto ano da Faculdade de Direito de Lisboa deu o salto e passou a fazer aquilo de que mais gosta: escrever e ler.
Por isso se tornou jornalista e começou a carreira profissional no "Diário Ilustrado", Lisboa. Passou por "A Palavra", "Luanda", 'Jornal Novo", Lisboa, "Diário de Notícias", Lisboa onde chegou a chefe da Redação e outras publicações periódicas.
Colunista de "A Bola". Também fez rádio principalmente na TSF (comentador de temas internacionais, o que também fez na RTP e TV2, na altura a única emissora televisiva. Foi correspondente de muitos órgãos e agências de comunicação estrangeiros.
Licenciado e mestre em Jornalismo, Informação Geral e Aplicada e Ciências da Comunicação pela Universidade Casper Libero, S. Paulo, Brasil.
Na política é filiado no PS onde foi chefe da Redação e subdiretor do "Portugal Socialista", candidato à Constituinte e assessor para a comunicação social do ministro das Finanças Sousa Franco.
Desde jovem que se empenhou na política (aos quinze anos começou a aprendê-la com o Padre José da Felicidade Alves, ao tempo prior de Belém) tendo participado nas campanhas eleitorais de Arlindo Vicente e do General Humberto Delgado.
Em Angola foi fundador do MDS, Movimento Democrático e Socialista e ali participou numa lista da oposição para as presidenciais iá com Marcelo Caetano no poder, a qual foi interditada por "atentar contra a integridade da Nação"... Foi detido e interrogado pela PIDE, três vezes

Entrevistou muitas personalidades políticas, sobretudo internacionais das quais se destacam Indira e Rajiv Gandhi, Niculae Ceausesco, Olof Palme, Mikail Gorbachev, Rei Juan Carlos e muitos outros.

Completou a 20 de Setembro último 73 anos. É casado com Raquel Alcântara de Melo Ferreira (Bodas de Oiro em 26/12/2013) tem três filhos, quatro netos e uma neta.



Fotografias de Francisco Chico da Emilinha