2015-11-06, sexta-feira, 19h:
Apresentação dos livros «OS AMANTES DE JANEIRO» e «A LETRA E»,
da nossa associada CLEMENTINA ROSA PIRES DE MATOS.


      A finalizar, teremos Vladimir Omeltchenko e o seu violino.



Natural de Yekaterinburg Sverdlovskaya Oblast (Rússia), Vladimir Omeltchenko estudou no Conservatório Nacional Superior dos Urais, tendo concluído os seus estudos em 1989.
Fez parte da Ural Philharmonic Orchestra Ekaterinburg e, em Portugal, da Orquestra Clássica de Coimbra.


  

«OS AMANTES DE JANEIRO» é um livro de poesia. O ciclo da vida humana, nas suas etapas que vão da puerícia à velhice, é aqui representado na forma de poemas livres. Estes manifestam o afeto da autora, em relação àquilo que é puro e natural, evocando as memórias do passado, para compor quadros poéticos sobre a vida e sobre os seus mais belos momentos.

«A LETRA - E» é um conto extenso que se destina a todos os níveis etários. Foi escrito com base nas memórias da autora, aludindo a episódios da vida real, numa família da segunda metade do século XX.
As cenas aqui expostas ocorrem frequentemente à hora das refeições, onde uma menina de cinco anos, fascinada com o fenómeno das letras ( dos jornais que o pai lê) tornadas notícias e histórias à mesa, tem um único grande sonho: aprender a descodificar aqueles minúsculos caracteres, para, depois disso, também ela poder contar novidades quando todos se reúnem, à hora do almoço ou à hora do jantar.
Só depois de variadas peripécias, admoestações, desilusões e surpresas, decorrido o tempo exigível para poder frequentar a escola, consegue concretizar o seu desejo.
E é então que acontece algo que não estava previsto, mas que vai desencadear situações de verdadeira surpresa e até de insuspeitada diversão.

BIOGRAFIA

Clementina Rosa Pires de Matos passou a sua infância e juventude em Guimarães. Estudou no Porto e em Paris, de onde regressou com diplomas da Alliance Française e da Sorbonne, iniciando imediatamente a sua carreira como docente da disciplina de Francês, atividade que interrompeu, quatro anos mais tarde, para fazer os seus estudos na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, licenciando-se em Línguas e Literaturas Modernas (Português / Francês).
Profissionalizou-se depois, adquirindo a sua Qualificação Em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta de Lisboa Lecionou em diversas escolas do país, tendo finalmente efetivado na invicta. Em 2010 foi-lhe concedida a transferência de funções sem componente letiva, passando a ser a responsável pela Biblioteca da Escola Profissional Infante D. Henrique a cujo quadro pertence atualmente. Adquiriu, mais recentemente, uma formação em Bibliotecas Escolares, na Faculdade de Psicologia e ciências da Educação do Porto.
Ao longo da sua vida tem escrito textos publicados em jornais e na rádio. Recebeu prémios de Poesia, de expansão nacional e internacional.
Participou em quatro antologias.
«Os Amantes de Janeiro» e «A Letra E» são os dois livros que iniciam um ciclo de publicações. Pretende tornar público, em princípios de 2016, o romance em que anda a trabalhar.