2019-07-15, segunda-feira, 18h15:

Apresentação do livro "A Sombra de Muitas Faces", de Lídia Praça


Biografia

Lídia Praça é transmontana, natural de Bragança, onde viveu até aos dezassete anos. Em 1990 licenciou-se em Direito, no Porto, pela Universidade Católica e, mais tarde, obteve uma pós-graduação em Estudos Europeus, pela Universidade Clássica de Lisboa. É embaixadora de Ética Desportiva. Foi Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude. Foi Perita do Estado Português na Direção-geral da Concorrência, em Bruxelas e membro do Grupo Interministerial, no III Plano Nacional para a Igualdade "Cidadania e Género".
É autora de muitos prefácios e autora-coordenadora da obra "Juventude e Desporto em Panorama". Colaborou no Jornal Record na coluna "Desporto com valores".

SINOPSE

"A Sombra de Muitas Faces" é uma obra inspirada em assimilações da autora e, também, em perceções absorvidas de narrativas de terceiros que, indelevelmente, marcaram a sua existência.
Este livro não é uma autobiografia da autora embora, ao longo da obra, possam emergir elementos da consciência e da intuição suscetíveis de criar essa ambiguidade. É, antes, uma obra assente em muitas crónicas quiméricas que a autora mitigou com elementos não ficcionais. São narrativas, reflexões e retratos que se assemelham a flashes de personagens de um universo essencialmente feminino, em que a mulher surge romântica, sonhadora, mas também soberana e emancipada.
São, intimamente, retratos de uma sociedade, onde a felicidade são apenas momentos … assim, também, como as sombras, que representam a má fortunada na vida dos personagens. As sombras têm uma dimensão e uma espessura variável. Nalguns personagens impregnam a sua própria natureza e noutros personagens são contingentes e surgem vinculadas a escolhas e decisões. Neste universo singular, dissecado pela autora, importa vincar que qualquer sombra pressupõe sempre a existência de luz.
A violência doméstica, o assédio moral e sexual, a corrupção, o bulling, a morte, a vida para além da morte, a emigração e as diferenças associadas à condição humana são temas recorrentemente presentes nesta obra.

<     >