2019-05-10, sexta-feira, 21h30:

Evocação dos 50 anos da "Crise Académica de 1969, em Coimbra"



Que pequena foi a sala, para tanta GENTE que compareceu, participando.

JOSÉ MANUEL CORDEIRO, fez uma deambulação excelente, sobre o antes o durante e o depois deste marcante acontecimento .

ALBERTO MARTINS, recordou como tudo começou e do que estava na origem da movimentação, de como os acontecimentos foram germinando, até à altura de PEDIR A PALAVRA; tal de como do que seguiu, até chegar à aglutinação, não só dos estudantes, mas também da aderência e simpatia da população de Coimbra, da enorme dificuldade da aderência por contingências difíceis para todos, para chegarem ao remate final da GREVE AOS EXAMES.

JOAQUIM BRANDÃO, ajudou com informação de situações complicadas e de como foi possível chegar À FESTA.

Tudo se inicia com GENTE ESTUDANTE de muitos lados e não só de Portugal, que pretendiam uma UNIVERSIDADE/ENSINO, mais aberto e utilizando argumentos aglutinadores, dos seus anseios e desejos de PARTICIPAÇÃO e LIBERDADE, sem estarem comprometidos com lutas partidárias. Eram ESTUDANTES e uniram-se no que os movia por uma vida estudantil melhor e participada..

Pelo andamento da situação , alguns mais destacados participantes vêem interrompida a sua vida académica, sendo destacados para a guerra COLONIAL, cai um ministro que continua a ser visto como uma pessoa BÔ, mas foi tenebrosa a sua actuação durante tudo o que se passou – Hermano Saraiva – para que conste.

Foi unânime o reconhecimento da importante participação de MULHERES ESTUDANTES, que aos poucos foram aderindo ao processo.

Havia sinais anteriores de desencanto com as actuações para com Portugal de Salazar e Caetano, sendo que estes acontecimentos, foram inequivocamente, mais um marco importante, para a continuidade de acções que se lhe seguiram, até à derrocada de políticas funestas para um País que por tanto passou e sofreu.

Como as coisas não estão de BONS VENTOS, recomenda-se uma reflexão das experiências passadas, estão aí livros, que narram o que se passou, com os meandros das orientações e actuações que levaram ao acontecido.

É fundamental encontrar UNIÃO para o que estamos a passar na actualidade


















LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS