2017-05-10, quarta-feira, 18h:
Lançamento do livro "25 de abril - roteiro da revolução" (de José Mateus, Raquel Varela e Susana Gaudêncio), com a presença dos autores





SINOPSE

Terminou no dia 25 de abril de 1974 a ditadura do Estado Novo. Um grupo de oficiais das Forças Armadas que se recusava a continuar a Guerra Colonial pegou em armas e depôs um regime há muito decadente. Contra os vários apelos do Movimento das Forças Armadas, que dirigira o golpe, para que as pessoas permanecessem em casa, tem início de imediato um processo revolucionário que ficará mundialmente conhecido como Revolução dos Cravos. A queda do Governo de Marcelo Caetano ficou marcada desde as primeiras horas por uma ampla participação popular direcionada contra os símbolos do regime deposto (quartéis, prisões, sedes da polícia política e da censura, comunicação social, etc.) e nos meses seguintes pela existência de organismos de poder dual (comissões de trabalhadores, moradores, soldados) que moldaram um país novo, marcado, entre outras coisas, pelo direito ao trabalho, pela existência de relações laborais mais protegidas, por aumentos salariais.

Porque estes dias foram também, e sobretudo, prova de atos de imensa ansiedade, coragem e solidariedade, neste livro partilhamos igualmente testemunhos dessa época - militares e civis, protagonistas anónimos e célebres -, bem como textos de historiadores e cientistas sociais que em anos recentes desenvolveram pesquisas inovadoras sobre a Revolução dos Cravos. Incluindo mapas, fotografias e depoimentos inéditos, 25 de Abril - Roteiro da Revolução é uma obra inovadora que guia o leitor por lugares onde a Revolução foi decisiva, constituindo, ao mesmo tempo, um estímulo para visitar com facilidade esses locais simbólicos que marcaram um dos dias mais importantes da história contemporânea de Portugal.


AUTORES

José Mateus
Nasceu em Castelo Branco. Licenciado em Arquitetura (FAUTL), fundou com Nuno Mateus o atelier ARX Portugal, cujo trabalho tem merecido diversas distinções, a nível nacional e internacional. Foi professor no IST, na ESAD, no ISCTE e na ESA da Universidade Internacional da Catalunha. Conferencista em diversos países, integrou, entre outros, o júri do Prémio de Arquitetura da Bienal de São Paulo e Europan Espanha, Europan Portugal e ArquinFad, integrando actualmente o Experts Board do European Prize for Urban Public Space. Foi ainda autor da revista «Linha» (Expresso) e da série «Tempo&Traço» (Sic Notícias). Integra a Bolsa de Peritos do Conselho Consultivo para a Arte em Espaço Público da cidade de Lisboa. É associado e presidente executivo da Direção da Trienal de Arquitetura de Lisboa.

Raquel Varela
Historiadora. Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais. É igualmente investigadora do Instituto Internacional de História Social, coordenando o projeto internacional «In the Same Boat? Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010)», e coordenadora do projecto «História das Relações Laborais no Mundo Lusófono». Doutora em História Política e Institucional (ISCTE), é presidente da The International Association Strikes and Social Conflicts. Autora de vasta bibliografia, publicou recentemente História do Povo na Revolução Portuguesa - 1974-1975 e Para Onde Vai Portugal?.

Susana Gaudêncio
Artista. Licenciada em Pintura/FBAUL e mestre em Belas Artes (Hunter College - CUNY). Doutoranda (FBAUL) e membro do Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, investiga sobre o tema «Máquinas de Imaginar: O Impulso Utópico na Arte Contemporânea». Publicou, entre outros, os livros Época de Estranheza em Frente ao Mundo e Repertório: Histórias e Estórias de Cartazes. Comissariou a exposição «Viagens de livros. O livro de artista nos 25 anos da ESAD.CR» e a exposição «Páginas Inquietas: sobre documentos insubmissos». Colabora com a Trienal de Arquitectura de Lisboa como coordenadora do programa educativo. Docente no mestrado de Artes Plásticas/ESAD, Caldas da Rainha.




LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS