83º Jantar de Amizade UNICEPE



83º Jantar de Amizade UNICEPE
Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2007, 20h15m

"JANTAR DE EMAÚS EM COMUNHÃO COM ABBÉ PIERRE DEFINITIVAMENTE VIVO”

com
Padre Serafim Ascensão
Padre Mário de Oliveira

Sobre o Movimento Emaús

Já alguma vez olhámos nos olhos um homem / uma mulher que vive e dorme na Rua do Porto ou na Rua de outras grandes cidades da Europa e do resto do mundo? E se em lugar de um homem / uma mulher, forem dez, cem, mil, milhares, milhões? Abbé Pierre faz a diferença, porque não se limitou simplesmente a verificar que existem mulheres/homens que vivem e dormem nas ruas de Paris e das grandes cidades da Europa e do resto do mundo. Um dia, em Paris, logo após a 2.ª Guerra Mundial, olhou nos olhos um destes homens, à beira do desespero. Comoveram-se-lhe as entranhas de cidadão e de padre da Igreja católica e a sua vida nunca mais foi a mesma. Nasceu Emaús, mais Movimento que instituição, com Comunidades de Companheiros permanentemente abertas aos que um dia se viram forçados a fazer da Rua a sua casa, o seu dia e a sua noite. A pequenina fonte tornou-se rio e, todos estes anos depois, o Movimento Emaús já tem dimensão internacional. Recusa apoios oficiais. Não suporta a caridadezinha. Vive do que os outros deitam fora, depois de devidamente reciclado. E é incansável na denúncia das causas da Miséria e no combate contra elas.

Sobre o Padre Serafim Ascensão

Passou por diversas paróquias da diocese do Porto, por nomeação de sucessivos bispos. Quase acabou “crucificado” na paróquia de S. Martinho do Campo, concelho de Valongo. Os grandes interesses da região não lhe perdoaram que ele sistematicamente extravasasse os ritos e as missas dominicais sem profecia e tivesse uma prática pastoral que abria os olhos às populações. Como Abbé Pierre, também ele gosta de olhar nos olhos as pessoas. E é incapaz de passar adiante, quando nos olhos delas decifra solidões e muitas dores ainda não escutadas, muito menos acompanhadas e curadas. Tanta simpatia (= sofrer com) só poderia ter um desfecho: trocar de vez as paróquias e as suas rotinas eclesiásticas pela Comunidade de Emaús, na Rua do Almada, na condição de companheiro entre companheiros. A tempo inteiro!

Sobre o Padre Mário de Oliveira ("Padre Mário da Lixa")

Expulso de capelão militar na Guiné (por falar de paz), 2 vezes preso pela PIDE (por pregar o Evangelho) e julgado em Tribunal Plenário, fundador há 20 anos do JORNAL FRATERNIZAR (único no panorama editorial português), autor de 3 dezenas de livros, poderemos conhecê-lo melhor em http://padremariodalixa.cjb.net


Para o jantar (às 19h45m): Inscrições antecipadas na
UNICEPE - COOPERATIVA LIVREIRA DE ESTUDANTES DO PORTO, CRL
Praça de Carlos Alberto, 128-A - 4050-159 PORTO
Telefone 22 205 66 60 - Unicepe@mail.telepac.pt

Para a tertúlia, após o jantar (cerca das 21h30): entrada livre



  LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS