Curriculum vitae

Nome completo: Maria Manuela Nogueira Rosa Dias Murteira
Natural de Lisboa, nasceu na R. Coelho da Rocha, nº 16 - 1º-Dº (hoje Casa Fernando Pessoa)

Nome usado na vida literária: Manuela Nogueira.

Habilitações: Além do curso geral dos liceus (7º ano antigo), domínio do inglês e do francês por ter frequentado escolas das respectivas nacionalidades.
Curso no IADE de Cerâmica (Mestre Calado), Pintura e Desenho (Mestre Lima de Freitas) e História de Arte (Prof. Dr. António Quadros).
Devido a uma curiosidade constante assistiu a inúmeros pequenos cursos de variados assuntos, podendo apenas afirmar-se como autodidacta.

Ocupação: Durante vinte anos, e devido ao domínio de duas línguas estrangeiras, ocupou-se de gerir uma Agência Imobiliária que se dedicava a procurar alojamento para estrangeiros que vinham residir em Portugal por motivos diplomáticos ou em serviço de empresas estrangeiras aqui sediadas. Este trabalho foi feito como “free lancer”.
A ocupação na escrita, que tinha anteriormente começado com a publicação de dois livros para adultos e de um para crianças, além de alguma colaboração em jornais, foi retomada.
Há mais de vinte anos que se dedica à área da escrita e da promoção de leitura em escolas e bibliotecas. O trabalho de incentivo à leitura, com iniciativas de novas estratégias de criatividade, tem dado alguns resultados de interesse. No exercício desta actividade, a convite particular e de autarquias, muitas vezes graciosamente, percorreu mais de 80 escolas por todo o país
Na qualidade de sobrinha de Fernando Pessoa, com quem viveu longos períodos até aos dez anos, é chamada para testemunhar sobre assuntos a ele referentes.
Como um dos membros fundadores da Associação Fernando Pessoa participa em actividades relacionadas com a obra do poeta.

Publicações: Quinze livros, estando mais alguns aguardando publicação.

Para adultos:

«O DEDO INDICADOR E OUTROS CONTOS» – Edição de Autor, 1962; (esgotado).
Recebeu uma menção honrosa da crítica da época.

«O PINTOR LOUCO DO MEU TEMPO», romance – Guimarães Editores, 1966 (esgotado).

«O MELHOR DO MUNDO SÃO AS CRIANÇAS» – com poesias de Fernando Pessoa dedicadas a crianças. Contém dados biográficos em síntese do poeta e as memórias da Autora. – Assírio & Alvim, 1998. Em preparação a 2ª. edição.

«QUARTETO A SOLO» – livro de poesias com a participação de Teresa Zilhão, Madalena Férin e José Núncio – Hugin Editores, 2000.

«PASSEIO A DELFOS E OUTROS CONTOS» – Hugin Editores, 2000.

«DOIS AMORES NAS TORRES GÉMEAS DE MANHATTAN E OUTROS CONTOS» – Hugin Editores, 2002.

Área infanto-juvenil:

«UMA AVENTURA NA QUINTA DA FURADA» – 1ª edição Atlântida de Coimbra e 2ªs Edições Vela Branca (1970 e 1990).

«O PILHA GALINHAS» – 1ª edição Atlântida de Coimbra, 1972 e 2ª edição, Portugalmundo 1996.

«MINHA AMIGA LAGARTIXA» – Ática Editores, 1981 (esgotado).

«O JARDIM DOS MIL CHEIRINHOS» – 1ª e 2ª edições, Edições Vela Branca. (1988 e 1993).

«O ESTRANHO CASO DO TÚNEL» – Colecção à Descoberta, Editorial Presença, 1992 (um dos livros escolhido no ano 2000 para as Olimpíadas da Leitura, uma iniciativa do Círculo de Leitores) (esgotado).

«O ESTRANHO CASO DO HOMEM DESAPARECIDO» – Colecção À Descoberta, Editorial Presença, 1993 (esgotado).

«O TEATRO NA ESCOLA» – Editorial Nova Arrancada, 1998 (uma das peças foi representada por alunos do CEBI - Alverca).

«COMO SE FAZ O PÃO» – um dos volumes da Colecção “Observar e Explorar”, Edição Nova Presença, 1998.

«O CASTELO DO RODRIGO» – Editorial Verbo, 2002.
Colecção: histórias e lugares

Colaborações: Comércio do Porto, Diário Popular, A Canoa do Funchal, Diário de Notícias do Funchal, A Nossa Terra (Cascais), artigos disseminados nas revistas: Marie-Claire, Máxima, Semanário, Revista Caça e Pesca (fez parte dos colaboradores fixos), Despertar - Jornal do CEBI, etc.

Outros trabalhos: Parte da tradução dos textos ingleses de Fernando Pessoa coligidos por António de Pina Coelho no livro “TEXTOS FILOSÓFICOS”, Ática Editores, 1968.

Introdução e Apresentação do livro “Juvenília Dramática”, de Mário de Sá-Carneiro, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1992.

Concepção, com Isabel Murteira França, do jogo lúdico-didático “O TURISTA CURIOSO”, comercializado pela Majora e aprovado pelo Instituto de Inovação Educacional (Ministério da Educação). Em 2ª Edição. 1995.

Organização e fixação de texto, com a colaboração da Prof. Dra. Maria da Conceição Azevedo, do livro “CARTAS DE AMOR DE OFÉLIA A FERNANDO PESSOA”, Assírio & Alvim, 1996.

Várias palestras sobre a temática “Vida e obra de Fernando Pessoa” como convidada de Escolas Secundárias e para Escolas de Adultos estudantes do 12º ano.

Como membro da Associação Fernando Pessoa, de que é um dos fundadores, tem actuado um pouco por todo o país estabelecendo a relação entre factos da vida do poeta e a sua obra.

Em preparação:
o
  • Colecção de contos para a infância versando o tema ambiente.
    o
  • «O MISTÉRIO DAS ARRIBAS» (aguardando publicação) – Com as mesmas personagens dos dois livros da Colecção “À Descoberta” da Editorial Presença.
    o
  • «FERNANDO PESSOA – “IMAGENS DE UMA VIDA” – Assírio & Alvim.
  • «ENCONTREI NA SERRA DE SINTRA UM MARCINOK» – Edições Vela Branca.

    o Organização da exposição: “UMA MEMÓRIA FAMILIAR” sobre o seu tio Fernando Pessoa em Março de 1996 na CASA FERNANDO PESSOA. Texto desta exposição publicado na Revista «Tabacaria» da Casa Fernando Pessoa.

    Vice-Presidente da Associação Fernando Pessoa.
    Sócia da Associação Portuguesa de Escritores.
    Sócia da Sociedade Portuguesa de Autores.
    Presidente da Direcção do «Lyceum Clube Internacional de Lisboa», Clube que a nível mundial conta com cerca de 10 000 sócias.

    Membro do júri no «Prémio de Romance Maria Amália Vaz de Carvalho», Câmara Municipal de Loures, Dezembro de 1997.






    LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS