FILOMENA CABRAL       



Principais Elementos Biobibliográficos

Nasceu no Porto.

Poeta, ficcionista e jornalista, dedicou-se à tradução (em Luanda, onde viveu, anos 60/70). Foi colaboradora da F.A.O.

De novo em Portugal (1972), viria a publicar o primeiro livro em 1976, estreando-se no jornalismo cultural em 1982 ("O Primeiro de Janeiro"). N"O Comércio do Porto", foi editora de uma página cultural, 1984/86; simultaneamente, n"O Jornal de Letras" (recensão, entrevista, reportagem de eventos culturais no estrangeiro, 1982/90); no Suplemento literário d"O Diário de Lisboa" publicou duas séries de contos, entre 1986/90, com o fecho do jornal. N"O Jornal de Notícias", na página Cultura e no "Notícias Magazine", 1992/95, recensão semanal incidente em mais de uma centena de autores de língua portuguesa (port., afr., bras.); idem em "Letras & Letras".

No Brasil, n "O Estado de S. Paulo", recensão e ensaio, "Suplemento de Sábado".

Actualmente, assina "Entre Livros", abordando temas literários e outros, no "site" da Unicepe - www.unicepe.pt

Na RTP, rubricas de temática cultural, na programação da manhã, 90/92; entrevistada pela RTP, por Fátima Campos Ferreira, "30 minutos com Filomena Cabral", 1990;

Entre outras, para RTPInt., 2: e RTP/África por Raquel Santos, "Entre Nós", Universidade Aberta, transmitida em 27 de Maio de 2004;

Foi membro da Direcção da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Intervenções de momento:
realizou as seguintes performances: "Muxima", na IV Bienal de Vila Nova de Cerveira, "A Veste e a Sombra", com que encerrou os 2.ºs Encontros de Poesia de Vila Viçosa e "Elegia para um Corpo Adormecido" - Homenagem a Florbela Espanca, no Porto, 1986.

- Está representada na "Antologia Galega de Poesia" (1984), na colectânea de poesia "A Ilha dos Amores" (1984), em "Rosalírica", antologia de poetas portugueses publicada em 1985; ainda na Antologia do conto "Fantástico no Feminino" (1985, ed. Rolim), em "Rio Interior", selecção de poesia de autores portugueses (1986) e "Anthologie des Rencontres Poétiques Internationales", na Suiça, em 1986.

- Mais recentemente, nos "Cadernos de Serrúbia", da Fundação Eugénio de Andrade (2003). E Antologia comemorativa do 25 de Abril (30 anos), em Abril de 2004. Em 2001, participou no Encontro Ibero-americano de Jornalismo Cultural, na cidade do Porto.

- Foi co-fundadora da revista "Serpente", editada em 1983.

Na Europa, participou nos seguintes eventos culturais:

- Encontros Internacionais de Poesia de Yverdon (Suiça) e Strugga (Jugoslávia), em 1986; entre outros, no I Congresso Internacional de Literaturas Lusófonas (1991) e Simpósio Internacional Mulher e Cultura (1992), em Santiago de Compostela. Bienal Internacional de Frankfurt, 1997.

No Brasil, participou nas Bienais Internacionais de S. Paulo (90, 92, 94, 96, 2000, 2002); nas Bienais Internacionais do Livro do Rio de Janeiro (90 e 93); Feira Internacional de Cultura de Brasília, 1994.

No Brasil, participação em Congressos (entre eles, I Encontro de Centros de Estudos Portugueses do Brasil (1993), organizado pela Universidade de S. Paulo (USP); idem, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), em 1994, idem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Simpósio sobre a obra de Mário de Sá-Carneiro; I Congresso de Literaturas Americanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1993; Congresso de Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Estadual de S. Paulo (UNESP), Assis; vários, na UNICAMP (Campinas, Universidade Federal de Campinas), entre 92 e 2002. Mais recentemente, no I Encontro Internacional de Linguística (2008), em Assis/Brasil.


Palestras para Corpo Docente e Pós-graduação:

- Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de S. Paulo (UNESP): Assis, S. José de Rio Preto, Araraquara; Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), todas durante o ano de 1992;

- Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC); Universidade de S. Paulo (USP), UNESP, UNICAMP, novamente, e em várias universidades particulares: "Universidade de S. Judas", entre outras; "Universidade de Guarulhos" (Faculdades Integradas); todas as actividades em 1994;

- Universidade de Brasília (UB); UNESP; UNICAMP; USP, todas em 1996;

- Universidade de S. Paulo (USP) e UNESP, de novo, também em 1996;

- Universidade de S. Paulo (USP) e UNESP (S. José de Rio Preto e Araraquara) "Biblioteca Municipal de S. Paulo" (durante as Comemorações da Descoberta) a convite da Secretaria de Estado da Educação de S. Paulo, todas em 1998.

- Universidade Estadual de S. Paulo (UNESP), Marília, em 2000;

- Universidade de S. Paulo (USP), Literaturas Comparadas; Universidade Federal de Pernambuco (UFP), Recife; UNESP (Marília), em 2002.

Bibliografia:

Poesia

      "Sol Intermitente". Porto. Inova. 1976.
      "Poemas do Amor e da Morte". Porto. Brasília Editora. 1977.
      "Muxima". Porto. Brasília Editora. 1979.
      "Iluminuras". Lisboa. Átrio. 1987.

Ficção

      "Staccato" (novela). Porto. Brasília Editora. 1981.
      "Os Anjos andam Nus". Lisboa. Ulmeiro. 1985.
      "Um Homem de Sonho" (novela). Lisboa. Rolim. 1986.

      Tetralogia da Ausência

      "Tarde de mais Mariana" (romance). Prémio I Centenário do BB&I. Porto. Edições Afrontamento. 1985; 2.ª. ed. 1986.
      "Maldamor" (romance). Lisboa. Europa-América. 1986.
      "Obsidiana" (romance). Lisboa. Europa-América. 1988.
      "Prantos" (romance). Prémio Eça de Queirós, 1ª. menção, Câmara Municipal de Lisboa; Lisboa. Difel. 1992.

      Trilogia do Desvario

      "Elegia para um Corpo Adormecido". Porto. Edições Afrontamento. 1988.
      "Amatus". Porto. Edições Afrontamento. 1990.
      "Finale". Porto. Edições Afrontamento. 1992.

      Trilogia da Ilusão

      "Madrigal" (romance). Prémio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), S. Paulo, Brasil. Lisboa. Difel. 1993.
      "Angola, no entretanto do tempo, Urila-o-Kimbi" (romance). Lisboa. Difel. 1994.
      "Um Amor Cortês" (romance). Porto. Campo das Letras. 1996; Brasil, Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 1997.
      "Em demanda da Europa" (romance). Porto. Campo das Letras. 1997.
      "O grito da Garça" (teatro). Porto. Campo das Letras. 2001.

      Trilogia do Mar

      "Ouro. Honor, Corsários, Ilusiones" (romance). Lisboa. Difel. 2000.
      "Viagem. Memória e Sertão" (romance). Lisboa. Difel. 2000 (formam Brasil, Díptico, constam da biblioteca e arquivo de American Biographical Institute).
      "Mar Salgado" (romance). Lisboa. Difel. 2002.

      "Oklahoma Blue" (romance). Porto. Campo das Letras. Março 2005.
      "Ornato Cantabile" (romance). Fólio Edições. 2007
      (Os cinco 5 romances historiográficos acima constituem o Ciclo Americano, sobre a formação das "Europas" fora da Europa)

      Trilogia da Perda

      "A Noite Transfigurada"( romance). Edições Afrontamento. 2006
      "Vertigem" (romance). Editorial Teorema (Leya). 2009
      "Ardor Selvagem" (romance), em 2010

      "Os Pavões de Gori" (romance), Editorial Teorema (Leya). 2010
      "Comédia dos Vivos e dos Mortos" - Corvos e Jacarandás (a publicar em 2012, e a incorporar o Ciclo Americano, será o último livro do ciclo)
      "Poemas do Declínio"( para publicação), idem
      " As Suicidas", peça de teatro

Distinções no Brasil:

      Em 1994, Prémio Especial de Literatura Portuguesa, pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA); também em 1994, Diploma de Mérito Cultural, pela Câmara Brasileira do Livro, Brasília. Integra a Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, em São Paulo.

Distinções nos Estados Unidos da América:

      Em 2001, nomeada Mulher do Ano, por The American Biographical and Research Institute, North Carolina.
      Em 2002, World Citizen 2002, idem.
      Em 2003, International Peace Prize, pela The United Cultural Convention of the United States of America (organização internacional e multicultural sediada no EUA).
      Em 2006, Master Diploma Honoris Causa, pela World Academy of Letters, também nos EUA.

Dissertações sobre a Obra, no BRASIL

      - Tese de Mestrado, de Rita de Cássia Caparroz Belmudes. Dissertação apresentada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - Área de Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), para obtenção do título de mestre, sob a orientação da Profª. Drª. Nelly Novaes Coelho.

      Incide nos romances que constituem a "Tetralogia da Ausência" e intitula-se "O Escavar da Memória como Técnica Narrativa na Ficção de Filomena Cabral"; 1999.

      - Tese de Doutoramento, de Telma Aparecida Mafra, 2007, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa Contemporânea da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profª. Drª. Marlise Vaz Bridi. Incide na "Tetralogia da Ausência" (Ciclo Requiem), mormente em "Tarde de maias Mariana (o primeiro romance) e intitula-se MARIAS E MARIANAS: relatos de coragem e concentra-se na análise da problematização que as autoras de Novas Cartas Portuguesas, Tanta Gente Mariana e Tarde de mais Mariana fazem acerca da condição feminina.

Em Preparação:

      - Tese de Doutoramento incidente em Mar Salgado (Trilogia do Mar), área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, também na Universidade de São Paulo.

Vários:
      - Entrevistada por diversas vezes pelos maiores jornais brasileiros, também a crítica especializada se tem debruçado para a sua obra.
      - Entrevistada pelas TV Globo, TV Manchete, CBS, TV Mulher e, por várias vezes também, pela TV Cultura, em S. Paulo, para o programa "Metrópolis", a mais recente em 2002, com uma hora de duração, a propósito da "Trilogia do Mar". Em 2008, foi feita nova gravação, no âmbito do "Ciclo Americano".
Destaque:

      Texto do Prof. Dr. Hakira Osakabe, em «A Folha», sobre MADRIGAL, em 1993;
      Texto do Prof. Dr. Álvaro Cardoso Gomes, em « O Estado de S. Paulo» , sobre UM AMOR CORTÊS, em 1996;
      Texto do Prof. Dr. Benjamim Abdala, em " A Folha", sobre EM DEMANDA DA EUROPA, em 1997;
      Textos de Ana Maria Cicaccio, no Suplemento de Sábado, «O Estado de S.Paulo», sobre Brasil. Díptico (OURO e VIAGEM), (2000) UM AMOR CORTÊS, 1996, EM DEMANDA DA EUROPA, 1997.
      Entrevista da Profª. Drª Ana Maria Gottardi, no conjunto da obra, para a revista ESTUDOS, Unesp, em 2007;
      Ensaio da Profª. Drª.Nelly Novaes Coelho, FILOMENA CABRAL, UMA VOZ CONTEMPORÂNEA ; (1)
      Idem, do Prof. Dr. Álvaro Manuel Machado, VERTIGEM OU A INTELIGENCIA DO DESEJO, em Filomena Cabral ; (2)
      Idem, da Profª. Drª. Telma Mafra, O GRITO DA GARÇA (3)
      Idem, do Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Silva, ORNATO CANTABILE; (4)
      Idem, do Prof. António Pedro Vicente, MAR SALGADO (5)

(1) (2) (3) (4) (5) Podem ser lidos em www.unicepe.pt «entre livros».







LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS LIVROS DISCOS